domingo, 08 de setembro de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TURISMO

Estados Unidos elevam alerta de segurança para viagens ao Brasil

14 janeiro 2020 - 22h05Por Agência Brasil

O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o nível de alerta para turistas que viajam para o Brasil e para aqueles que visitam determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira e algumas regiões administrativas do Distrito Federal. A medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes.

De acordo com as recomendações de viagem divulgadas nesta terça-feira, dia 14 de janeiro, o alerta de segurança para o Brasil é nível 2, em que é recomendado aumentar cautela. Os níveis vão de 1 a 4. No caso das áreas especificadas, o nível sobre para 4, em que o governo norte-americano não recomenda a viagem. Funcionários do governo dos Estados Unidos também só podem visitar esses locais com autorização prévia.

O comunicado aconselha aos turistas a não visitarem "empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e/ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes”, nem mesmo em uma visita guiada. De acordo com o órgão, mesmo nessas comunidades que a polícia ou os governos locais consideram seguros, a situação pode mudar rapidamente e sem aviso prévio. A cautela também se estende às áreas próximas, já que “ocasionalmente, os combates entre gangues e os confrontos com a polícia ultrapassam os limites dessas comunidades.”

Distrito Federal

Segundo o Departamento de Estado, também não é aconselhado a ida de turistas para as regiões administrativas (conhecidas como cidades satélites) de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá, todas no Distrito Federal, durante a noite.

A orientação também vale para regiões a menos de 150 quilômetros da fronteira do Brasil com a Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Paraguai. O alerta não se aplica, entretanto, a viagens ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Pantanal.

Ainda de acordo com o comunicado, no Brasil “crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite”.

Caso o turista decida viajar para o Brasil, o órgão orienta, por exemplo, a estar atento ao entorno e ter mais cuidado em áreas isoladas; não resistir a tentativas de assalto; não caminhar nas praias depois de escurecer; não exibir sinais de riqueza, como relógios ou joias caras; ser extremamente vigilantes em bancos ou caixas eletrônicos; e ter cuidado no transporte público, especialmente à noite. “Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil”, diz a recomendação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comitê celebra resultado em Paris e destaca planejamento
PARALIMPÍADAS

Comitê celebra resultado em Paris e destaca planejamento

Seleção sub-20 enfrenta México neste domingo
FUTEBOL

Seleção sub-20 enfrenta México neste domingo

Avião cai, atinge moto e van e deixa feriados
TERESINA

Avião cai, atinge moto e van e deixa feriados

MISSÃO

Brasil envia equipe de bombeiros para combater incêndios na Bolívia

Após denúncia anônima, polícia apreende mercadorias contrabandeadas do Paraguai
FRONTEIRA

Após denúncia anônima, polícia apreende mercadorias contrabandeadas do Paraguai

SENADO

Lei regulamenta identificação de produtos alimentícios artesanais de origem vegetal

BRASIL

Projeto criminaliza extorsões de cunho sexual

BANDEIRANTES

Justiça determina bloqueio de R$ 35 milhões de empresa após rompimento de barragem

RECORDE PARALÍMPICO

Com direito a recorde paralímpico, Tayana Medeiros conquista o ouro

OPORTUNIDADE

Agraer abre seleção para 123 vagas em diversos cargos em MS

Mais Lidas

DOURADOS

AO VIVO: Assista ao desfile cívico da Independência em Dourados

DOURADOS

Desfile Cívico terá mais de 100 instituições e mudança na ordem de apresentação

MS-156

Homem morre e mulher fica ferida em acidente entre Dourados e Itaporã

INFORME PUBLICITÁRIO

Vitrine Thay inaugura quinta em Dourados com preços baixos e brinde de copo Stanley