A embaixada da Alemanha disse que recebeu "com espanto" a declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que o país "já topou" a nova proposta para o Fundo Amazônia.
Segundo o jornal O Globo, Salles disse que a proposta para o novo formato do fundo já tinha sido aprovada pela Alemanha. “Entregamos uma minuta aos doadores, que estão estudando a proposta. A Alemanha já topou. Falta a Noruega", disse Ricardo Salles nesta quinta-feira (5), durante a Cúpula do Clima da ONU (COP 25), em Madri.
O Fundo Amazônia é composto de doações da da Noruega, da Alemanha e da Petrobras e direcionava verbas para projetos de desenvolvimento na Amazônia. Neste ano, o fundo foi paralisado e não aprovou nenhum novo projeto. Em agosto, a Noruega, que representa 94% das doações do fundo, bloqueou um repasse de R$ 132,6 milhões. Em resposta, Salles disse que novas regras do Fundo Amazônia estão em discussão e que não se surpreendeu com suspensão da Noruega.
Em nota divulgada nesta sexta (6), a embaixada da Alemanha em Brasília negou que a avaliação sobre as novas regras já tenha sido feita. A proposta de reformulação foi recebida nesta semana, mas ainda está em análise, disse a representação alemã.
Veja a nota da embaixada da Alemanha na íntegra:
“A Embaixada da Alemanha recebe com espanto as declarações sobre o Fundo Amazônia veiculadas nesses últimos dias. A Embaixada recebeu no início dessa semana, uma proposta formal do BNDES para reformular o Fundo Amazônia, autorizada, segundo o BNDES, pelo Ministro Salles. Esta proposta está em avaliação e a Alemanha não comentou o assunto até o momento com o lado brasileiro. A avaliação será realizada em estreita cooperação com a Noruega."