domingo, 20 de abril de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Em vigor desde a semana passada, nova lei da improbidade mira atos ilícitos

03 novembro 2021 - 08h15Por Adriano Moretto

Sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 26 de outubro, a Lei 14.230/21 que reforma a Lei de Improbidade Administrativa afetará, a partir de agora, apenas ações ilícitas ocasionadas pelos agentes públicos.

Na prática, aqueles danos causados por negligência, imperícia ou imprudência, deixam de ser classificados nesse quesito, considerando agora os atos dolosos.

O tema afeta principalmente a classe política, já que envolve milhares de processos envolvendo pessoas com mandato em andamento ou que respondem mesmo após deixarem o cargo. 

Para o advogado e ex-juiz eleitoral André Borges, a chegada da nova lei apenas adapta o que o poder judiciário vinha decidindo nessas ações, ou seja, mirando apenas em atos dolosos do administrador público. 

“A nova lei da improbidade tem enormes méritos, em especial porque, adaptada àquilo que já vinha decidindo o Judiciário, deixou de prever punição para meras falhas, erros do administrador público ou simples ilegalidades, autorizando agora a punição apenas do ato doloso, ou seja, daquele intencional e deliberado, causador de prejuízo ao poder público”, disse ao Dourados News.

No entender de Borges, não há ‘perigo’ de não punição ao agente público cometedor de irregularidades. 

“Aplicada a nova lei com técnica e moderação, sendo este o papel do Judiciário, continuará a improbidade a ser controlada de maneira eficaz e rigorosa, contando com a importante atuação do Ministério Público”, relatou. 

O advogado ainda cita a questão da retroatividade, já que existe sustentações doutrinária e jurisprudencial, para que os processos em curso possam ser analisados dentro das novas medidas. 

“Isto prevalecendo, até condenações já encerradas poderão ser objeto de revisão”, cita.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves é lançado
OPORTUNIDADE

Edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves é lançado

FRONTEIRA

Menor é apreendido após fuga e manobras perigosas com motocicleta em Ponta Porã

PROJETO DE LEI

Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas

Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil
TURISMO

Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil

Mulher denuncia perseguição por ex-companheiro e pede medida protetiva após episódios de violência
DOURADOS

Mulher denuncia perseguição por ex-companheiro e pede medida protetiva após episódios de violência

MEIO AMBIENTE

Área de proteção terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

DOURADOS

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida

GERAL

Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país

CAMPO GRANDE

Homem é resgatado com o rosto ensanguentado após ser torturado em hotel

CLIMA

Dourados entra em alerta de chuvas intensas até o domingo

Mais Lidas

DOURADOS

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

LESÃO CORPORAL

Discussão em frigorífico termina com homem esfaqueado em Dourados

SIDROLÂNDIA

Suspeito de matar mulher com facada na cabeça é morto em confronto

Idosa perde R$ 13,6 mil guardados em banco ao cair em golpe