domingo, 01 de dezembro de 2024
Dourados
37ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Em acordo com indígenas, governo de MS se comprometeu a perfurar poços até março de 2025

28 novembro 2024 - 16h54Por Da Redação

Uma solução para a falta de água na RID (Reserva Índigena de Dourados) foi o resultado do trabalho capitaneado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, tornado público nesta quinta-feira (28) após reunião com lideranças índigenas e representantes da União, no munícipio de Dourados. Serão perfurados poços para captar água potável nas aldeias Jaguapiru e Bororó e, até que as obras estejam concluídas, será fornecida diariamente água em caminhões pipa para a comunidade, a mais populosa reserva dos povos originários do país. 

As ações foram definidas em reunião de trabalho liderado pela titular da SEC (Secretaria de Estado de Cidadania), Viviane Luiza, nesta quinta-feira (28), na sede do MPF (Ministério Público Federal), em Dourados, contando com representantes dos governos estadual e federal, além da participação de lideranças indígenas.

Após cinco horas de discussões, um termo de compromisso foi fechado, detalhando 14 pontos, prazos e responsabilidades a serem cumpridas. "Repito que não vamos deixar a comunidade indígena de Dourados sem água por parte do Estado. Apesar de ser uma atribuição federal, sempre digo que são cidadãos sul-mato-grossenses", frisou o governador Eduardo Riedel ao comentar a busca por solução a falta de água nas aldeias douradenses.

"Temos que ter ordem, organização e diálogo permanente. Fico feliz que nosso time chegou a um bom termo lá em Dourados com a comunidade para a gente poder seguir com a vida normal, trabalhando ao lado das parcerias, firmemente, para resolvermos um problema histórico, que é da água na reserva indígena de Dourados", concluiu Riedel.

O Governo de Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de perfurar dois poços na Reserva Indígena de Dourados, concluindo as obras até 15 de março de 2025. Até que chegue ao fim essa construção, as aldeias serão abastecidas diariamente com caminhões pipas ofertados pelo Estado. A previsão é que R$ 490 mil sejam utilizados na obra.

"Em todos os momentos falamos que não dava para um caminhão perfurar um poço agora, porque tem um processo a ser feito. E nós vamos fazer um contrato emergencial, e é o DSEI junto com a Sesai, que são os responsáveis, que vão nos apontar onde que vai furar o poço, porque o Estado não se sobrepõe à União. Então nós vamos fazer juntos", afirmou Viviane Luiza.

Ela ressalta que o Governo de Mato Grosso do Sul sempre manteve o diálogo com lideranças indígenas, inclusive apresentando documentos referentes ao projeto para garantir água na reserva, e que os estudos para um projeto eficaz, que venha a atender com regularidade às mais de 20 mil pessoas que vivem nas aldeias de Dourados, já vêm sendo realizados desde o ano passado.

"Este projeto mais estruturante e mais técnico não conseguimos fazer agora. A Sanesul já se comprometeu e já fez todo o projeto que está com o Sesai para que fosse realmente viável cobrir toda a rede. Esta obra de agora é emergencial, porque nós sabemos da dificuldade e da dor que realmente é não ter água", completa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enseada de Botafogo vai receber campeões da Libertadores
FUTEBOL

Enseada de Botafogo vai receber campeões da Libertadores

Dupla é presa planejando crimes contra agências bancárias de Dourados e Ivinhema
POLÍCIA

Dupla é presa planejando crimes contra agências bancárias de Dourados e Ivinhema

Piloto morre após novo acidente de motovelocidade em Interlagos
TRAGÉDIA

Piloto morre após novo acidente de motovelocidade em Interlagos

Homem atira em animais de rua e causa apagão em bairro
NOVA ALVORADA DO SUL

Homem atira em animais de rua e causa apagão em bairro

Seleção feminina de rugby inicia circuito mundial com nono lugar
ESPORTE

Seleção feminina de rugby inicia circuito mundial com nono lugar

FUTEBOL

Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

EDUCAÇÃO

Prova com prêmio de R$ 5 mil para universitários ocorre neste domingo

BRASIL

Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite

ACIDENTE

Casal morre após motocicleta ser atingida e arrastada por 135 metros

CAMPO GRANDE

Idoso morre após 10 dias internado devido a afogamento

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2026

Geraldo reafirma projeto para disputar o Senado e defende fusão do PSDB com partidos de centro

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Dourados abre processo seletivo para a área da educação

CLIMA

Dourados entra em alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

DOURADOS

Com extensa ficha criminal e histórico de violência, autor de feminicídio fez "festa" após crime