A produção de mudas e o plantio da árvore Spathodea campanulata, conhecida como Espatódea ou Bisnagueira, devem ser proibidos em Mato Grosso do Sul com base em Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10). Ela foi listada como uma das “100 piores espécies invasoras do mundo”.
A planta também conhecida como Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta é nativa do continente africano e foi trazida ao Brasil pela sua beleza. No entanto, a espécie é considerada prejudicial pelas raízes rasas e pela queda frequente de galhos nos centros urbanos. Além disso, as flores possuem alcalóides tóxicos que causam alucinações aos seres humanos e são letais para as abelhas e beija-flores.
"Esta lei visa a proteção de animais e insetos que, ao buscarem o néctar das flores para a produção de mel e como alimento, são mortos em consequência das toxinas. As árvores serão cortadas e as mudas descartadas, respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais", informou o parlamentar.
Conforme o texto do projeto, as árvores exóticas existentes em locais públicos deverão ser substituídas por árvores nativas. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) deverá promover campanhas de conscientização junto aos municípios no sentido de tornar públicos os efeitos danosos da árvore, além de incentivar a substituição.
"Embora seja uma árvore de grande beleza, com flores vistosas e de rápido crescimento, a Espatódea é uma espécie invasora de raízes pouco profundas, resultando em frequentes quedas. Outro problema são os alcalóides tóxicos letais contidos nas flores. As nossas abelhas nativas sem ferrão, como a Jataí, são as maiores vítimas dessa planta", justificou Zé Teixeira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agronegócio deve puxar PIB do Estado, com previsão de crescer 5,5% neste ano

Inspetor Cabral critica novo aumento do pedágio da BR-163 e cobra transparência da concessionária
Homem é preso após agredir companheira com socos

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Sicredi Centro-Sul MS/BA reúne coordenadores de núcleo em encontros regionais
Perseguição termina com contrabandista abordado e produtos apreendidos

Clínica veterinária deve indenizar cliente por morte de animal de estimação

Recapeamento avança no Grande Água Boa e ganha aprovação de moradores

MS e ONU iniciam planejamento para receber mais de 130 países em debates da COP15 de 2026
Mais Lidas

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados

Motorista de caminhonete morto em acidente teria invadido pista contrária
