quarta, 15 de abril de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Delcídio do Amaral é notificado pelo Conselho de Ética do Senado

22 dezembro 2015 - 19h35

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi notificado pelo Conselho de Ética do Senado sobre o processo que investiga quebra de decoro parlamentar. A partir de agora, começa a contar o prazo de dez dias úteis para que ele apresente sua defesa ao colegiado.

Como o Congresso entra em recesso na quarta (23), este prazo começa a ser contado a partir de 1º de fevereiro, quando as atividades legislativas serão retomadas. A contagem volta a ser paralisada durante o carnaval, na segunda semana do mês. Com as suspensões, advogados de Delcídio terão até o dia 18 de fevereiro para reunir os argumentos a favor do senador.

A notificação foi feita por dois assessores do Conselho de Ética e agentes da Polícia Legislativa que estiveram com Delcídio no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal, para onde ele foi transferido no último dia 18.

Na primeira tentativa feita ontem, o senador não quis receber o documento sem a presença de um advogado e acertou a entrega para hoje (22).

Delcídio do Amaral está preso desde o dia 25 de novembro. A prisão do parlamentar, que era líder do governo no Senado, foi autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski, que atribuiu ao senador a tentativa de obstruir as investigações.

O senador aparece em gravação entregue por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, à Procuradoria-Geral da República, oferecendo pagamento de R$ 50 mil por mês à família e um plano de fuga para que o ex-diretor não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Depois do prazo de defesa, o relator do caso, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), passa a ter 5 dias úteis para formular um parecer indicando a continuidade ou não do processo de investigação. A decisão será submetida à votação do colegiado. A representação contra Delcídio foi apresentada no último dia 1º pelos partidos de oposição Rede Sustentabilidade e PPS, com o apoio do PSDB e do DEM. (Agência Brasil)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso por descumprir medidas protetivas e perseguir a ex
FÁTIMA DO SUL

Homem é preso por descumprir medidas protetivas e perseguir a ex

Nunes Marques é eleito presidente do TSE pelos próximos dois anos
BRASIL

Nunes Marques é eleito presidente do TSE pelos próximos dois anos

Idoso condenado por mostrar genitália a criança de dois anos é preso
IVINHEMA

Idoso condenado por mostrar genitália a criança de dois anos é preso

Relator apresenta parecer favorável à indicação de Jorge Messias
STF

Relator apresenta parecer favorável à indicação de Jorge Messias

Enquanto voltava do trabalho, jovem é esfaqueada pelo ex-esposo
VIOLÊNCIA

Enquanto voltava do trabalho, jovem é esfaqueada pelo ex-esposo

CIDADES

Turismo de MS destaca inovação e cultura na WTM Latin America

RIBAS DO RIO PARDO

Preso suspeito de atropelar crianças que brincavam em frente casa

RELATÓRIO

CPI rejeita indiciamento de Toffoli, Moraes, Gilmar e Gonet

REGIÃO

Morador encontra ossada humana enquanto colhia madeira

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.996 da Mega-Sena

Mais Lidas

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

FRAUDE ELETRÔNICA

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados

CLIMA

Previsão de ventos de até 60 km/h colocam Dourados em alerta para chuvas intensas

SEU BOLSO

Abono salarial PIS/Pasep 2026 terá novo pagamento na quarta