O deputado estadual Renato Câmara (MDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa, esteve em Chapadão do Sul na última segunda-feira, 08 de dezembro de 2025, para acompanhar a instalação do 1º Centro Dia da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul. Ao lado do Prefeito Walter Schlatter, o parlamentar conheceu a iniciativa que, na prática, funcionará como uma unidade diurna e gratuita para idosos com algum nível de dependência. O Deputado Câmara assegurou que o Legislativo fornecerá o suporte técnico necessário, dentro de suas prerrogativas, para que essa estrutura de amparo social se estabeleça como um modelo de sucesso no país.
O Deputado Câmara, acompanhado de técnicos e da Secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, visitou a Casa Gileade, área escolhida na cidade para receber a unidade. A instalação do Centro Dia está sendo implementada seguindo rigorosamente as diretrizes do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), para que a prestação de serviço atenda os padrões de qualidade exigidos.
Ao analisar o potencial do projeto, concebido pela equipe técnica municipal, o Deputado Renato Câmara ressaltou a importância da iniciativa para a política de dignidade e envelhecimento ativo.
"O Centro Dia de Chapadão do Sul não é apenas um local de assistência; é um projeto de inclusão e de valorização da vida, que resgata a autonomia do idoso e alivia a sobrecarga das famílias cuidadoras," declarou o Deputado Renato Câmara. "Como presidente da Frente Parlamentar, vejo nesta iniciativa um modelo de gestão que atende de forma completa o Estatuto da Pessoa Idosa. Pela sua inovação e qualidade, este será, sem dúvida, uma referência para ser estudada e replicada pelos municípios de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil, pois demonstra um compromisso efetivo com a dignidade e o fortalecimento de vínculos."
O Centro Dia é um serviço gratuito que vai funcionar oferecendo cuidados, atividades e apoio no período diurno, ajudando a evitar o isolamento social. Os idosos ficarão no local durante o dia, com alimentação e assistência profissional, retornando aos seus lares à noite, o que também oferece um suporte crucial aos familiares e cuidadores.
A Secretária Patrícia Cozzolino reforçou que o projeto tem plenas condições de se tornar um exemplo, enfatizando a relevância da ação no contexto do Suas (Sistema Único de Assistência Social). "Iniciativas como essa fortalecem a política de assistência social em Mato Grosso do Sul e o compromisso dos gestores municipais," afirmou a Secretária.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dona de casa sai para ir ao banco sacar Bolsa Família e desaparece
Regras para cultivo de cannabis medicinal começam a valer em agosto

Envolvido em caso de lesão corporal morre em hospital de Dourados
Moraes autoriza Silvinei Vasques a cursar doutorado EAD na prisão

Douradense de 19 anos morre afogado em ilha de São Paulo

Em Dourados, 17 mil alunos da Rede Estadual voltam à sala de aula

Morador de Anastácio é o motorista morto em acidente na BR-262
Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

Após tentativa de fuga, motorista é preso com 103 quilos de cocaína

Babu Santana, Sarah Andrade e Sol Vega estão no Paredão do BBB
Mais Lidas

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

Autoridades divergem sobre cobrança de tarifa de água após implantação de rede nas aldeias

Com sensação térmica nas alturas, Dourados entra em alerta de chuvas intensas

O deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa Idosa, em visita a Chapadão do Sul, ao lado do Prefeito Walter Schlatter e da Secretária de Estado da Sead, Patrícia Cozzolino - Crédito: Romulo Montagna/Divulgação