Será realizada hoje e amanhã, dias 3 e 4 de julho, no auditório do bloco 10 da Unigran, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Dourados. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a realização é da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Durante os dois dias, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas. “Os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do município”, diz a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon. “Este é um importante espaço democrático de escuta e construção coletiva, por isso o evento será aberto a população e todos poderão apresentar sugestões para fortalecer os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social”, completa.
Ela lembra que a Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília-DF, no mês de dezembro de 2025. “Os debates locais servirão de base para as etapas estadual e nacional e, deste modo, o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a todos a participarem deste importante espaço democrático. A opinião de cada um é muito valiosa para fortalecer as políticas sociais do município”, convoca a titular da Semas.
A Conferência é uma instância do Controle Social que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, a Conferência reconhece a corresponsabilidade de cada ente federado, além de eleger delegados para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.
Para participar, basta ao interessado realizar a inscrição através do link do Google Forms: https://forms.gle/NdFJ41xLy2dKjEyv5
Cinco eixos temáticos serão abordados nos dois dias:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades
Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no sistema único de assistência social (SUAS);
Eixo 4 – Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS
Deixe seu Comentário
Leia Também

"Caravana da Castração" roda o Estado e quer atingir 20 mil animais

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga

Leitores são favoráveis ao retorno do debate no Congresso sobre fim da jornada 6x1
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
