Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905
REPERCUSSÃO

'Clara ameaça', 'nota desesperada': políticos e OAB reagem a Augusto Heleno

22 maio 2020 - 19h20Por G 1

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, afirmou em nota nesta sexta-feira, dia 22 de maio, que a eventual apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro será "inconcebível" e terá "consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional".

Heleno se referiu ao fato de, também nesta sexta, o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter encaminhado à PGR (Procuradoria-Geral da República) três notícias-crime apresentadas por partidos políticos e parlamentares à Corte. Nas notícias-crime os partidos pedem, entre outras providências, a apreensão do celular do presidente.

Saiba como políticos e entidades reagiram à nota de Augusto Heleno (por ordem alfabética):

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado: "Essa nota do general Heleno é uma ameaça de golpe. Está aí a prova por escrito do que o governo Bolsonaro prepara. Chega de nota de repúdio! O que mais falta para o #ImpeachmentJá"

Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senador: "A nota do @gen_heleno é absolutamente inadequada, pois não cabe ao GSI mandar recados ameaçadores a autoridades em uma democracia, e inoportuna, pois parece uma tentativa inútil de desviar o foco das denúncias que pesam contra o Presidente. Ninguém está acima da lei. #democracia".

Cabo Junio Amaral (PSL-MG), deputado federal: "Obrigado pelo recado em nome do povo, Comandante."

Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal: "Pq será que esta Hastag está subindo tão rapido? Há quem diga que são robôs, mas a verdade é: ESTAMOS DE SACO CHEIO! #HelenoJaTaNaHora Parabéns, @gen_heleno. Tamo juntos!"

Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil: "@gen_heleno, as instituições democráticas rechaçam o anacronismo de sua nota. Saia de 64 e tente contribuir com 2020, se puder. Se não puder, #ficaemcasa."

Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal: "Às vésperas da divulgação do vídeo da reunião ministerial, a intimidação do General Augusto Heleno é uma ameaça clara às instituições e ao regime democrático. Se há suspeição de obstrução de Justiça e de interferência na PF, Bolsonaro tem que ser investigado e toda e qualquer prova apreendida. Um presidente não está acima de tudo e de todos, inclusive da lei. Não nos curvaremos diante do autoritarismo."

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão: "Curioso é que a nota do general Heleno, supostamente em nome da “segurança nacional”, pode ser enquadrada na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83).

Humberto Costa (PT-PE), senador: "Essa nota desesperada do General Heleno revela as faces autoritárias desse governo. Uma postura inadequada, um verdadeiro papel de “Xeleléu”. A ditadura não voltará. E logo esse governo sairá de cena pelo bem dos brasileiros."

Joice Hasselmann (PSL-SP), deputada federal: "Uma clara ameaça do comandante do GSI. Quais seriam as consequências imprevisíveis, general Heleno? Vão desengavetar aquele Ato Institucional que dorme há meses na gaveta?".

José Guimarães (PT-CE), deputado federal: "Essa nota é uma clara ameaça ao STF e ao estado democrático de direito. Ninguém está acima da lei e da constituição. Ele tem todo direito de defender seu chefe, mas jamais ameaçar o funcionamento das instituições que conformam o Estado Democrático de Direito"

Kátia Abreu (PP-TO), senadora: "É muita ousadia e pretensão assistir um ministro general do glorioso exército brasileiro ameaçar a DEMOCRACIA. Faça me o favor meu senhor."

Major Fabiana (PSL-RJ), deputada federal: "Estamos diante de um claro cerceamento inconstitucional das liberdades individuais dos cidadãos. Decisões recentes do STF estão a serviço de quem? Da democracia que não é... Parabéns @gen_heleno. A nação brasileira agradece seu comprometimento e responsabilidade."

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador: "O que o sr quis dizer c/ “consequências imprevisíveis”, @gen_heleno ? Tudo que está de acordo c/ nossa Constituição não só é previsível, como taxativo. Mas você acha que Bolsonaro tem algo a esconder? Aguardamos sua resposta. Não vamos aceitar ameaça alguma contra a democracia! O Sr Augusto Heleno não só deve explicações, mas deve desculpas por ameaçar as instituições. Os motivos p/ impeachment desse governo absurdo só aumentam! A Lei 7170/83 é taxativa, General Heleno. Art. 18 - Tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados. Pena: reclusão, de 2 a 6 anos."

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Município deve pagar mais de meio milhão de reais por mês até 2025 por dívida com Previd
CAPITAL
Homem procura delegacia depois que filho desaparece ao dar ‘saidinha’
LEGISLATIVO
Deputados analisam cinco proposta nesta quarta
TENTATIVA DE ASSALTO
Após gritos, comerciante consegue assustar assaltante que foge sem levar nada de distribuidora
PERSEGUIÇÃO
Alegando ser membro do PCC, jovem é preso com quase 400 kg de maconha na MS-156
105 MESES
Ampliado prazo de renegociação de empréstimos consignados
PANDEMIA
MPE cobra estudo técnico sobre alternativas para conter avanço da Covid-19 em Dourados
DEPUTADO, EMPRESÁRIO E BLOGUEIRO ALVOS
PF cumpre mandados judiciais em investigação sobre fake news
FRIO
Embrapa apurou condições favoráveis a ocorrência de geada na região
DOURADOS
Prefeitura vai pagar mais de R$ 1 milhão sem licitação a Hospital para usar leitos

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher