Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
SÃO GABRIEL

Censurado, outdoor anti-bolsonarista amanhece com Artigo da Constituição

18 setembro 2020 - 21h05Por Da Redação

O outdoor instalado na entrada da cidade de São Gabriel do Oeste, que sofreu censura após erguer mensagem anti-bolsonarista no início da semana, amanheceu com nova mensagem nesta sexta-feira, dia 18 de setembro: o artigo 5º da Constituição Federal, que dispõe sobre a liberdade de expressão no Brasil.

Segundo o site Midiamax, a substituição da mensagem foi a estratégia encontrada por integrantes de um grupo pró-democracia da cidade, como resposta à censura sofrida no último dia 15: naquela terça-feira, o anuncio causou celeuma na cidade. Houve, inclusive, ameaça de derrubar o dispositivo “na força”, usando uma serra elétrica – o que fez com que a empresa responsável cobrisse o anúncio com uma lona preta.

De acordo com o advogado Ailto Roberson Seibert, que integra o grupo Juristas pela Democracia e um dos que patrocinou o anúncio, o ato de censura e a intimidação feita por parte dos moradores da cidade é sintomático da falta de diálogo. Por isso, o grupo viu a necessidade de apontar o que diz a lei.

“Colocamos hoje e resolvemos, diante de todos os fatos, partir para um aviso que está na Lei Constitucional, que é é a livre liberdade de expressão. Enfim, vamos ter que ensinar primeiro para a população de São Gabriel o que é Direito Constitucional, um direito fundamental da pessoa humana, esculpida na lei maior do país, para depois poder se expressar livremente”, detalhou o advogado.

Temor e ameaças

A censura do outdoor com lona preta provocou clima tenso em São Gabriel. Nas redes sociais de moradores da cidade, mensagem de apoio e contrárias à tentativa de intimidação ganharam as redes sociais e deixaram claro que, na cidade, que existe forte polarização. A situação, porém, não assustou o advogado.

“Não me sinto assustado nem um pouco com isso, estou acostumado. O que me deixou realmente amedrontado foi por relatos de ameaças a terceiros. O dono do outdoor chegou até a mim com a voz embargada, explicando que estava havendo ameaças à família dele, que nunca havia sofrido nada parecido. E olha que ele é bolsonarista declarado”, detalhou o advogado.

“Eles [opositores] não querem saber, acharam que o dono estava junto com a gente. Parece que não pode ter opinião crítica, mesmo que tenha sido a favor. Isso, sim, nos assusta num país democrático”, acrescentou.

Ailto descreveu que um dos problemas atribuído à manifestação do grupo esteve no uso do nome da cidade. “Não gostaram, mesmo que tivesse outros 4 ou 5 anúncios apoiando o presidente e que também usaram o nome da cidade, dizendo que a cidade estava 100% fechada com Bolsonaro, e não está”, disse.

De fato, o placar eleitoral deu cerca de 55% dos votos válidos a Bolsonaro no 2º turno, enquanto o segundo candidato, Fernando Haddad (PT), ficou com 45%. “E atualmente esse apoio já não é majoritário como se pensa. A situação que tem aí é que um grupo simplesmente não aceita contraditório. Isso não é democrático”, conclui.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ao ver WhatsApp da filha, mãe descobre estupro de professor de 42 anos
Prepare uma deliciosa coxa de frango na cerveja preta para o fim de semana
COMER BEM
Prepare uma deliciosa coxa de frango na cerveja preta para o fim de semana
Gavião encontrado ferido em córrego é resgatado por policiais
REGIÃO
Gavião encontrado ferido em córrego é resgatado por policiais
Imunização contra a Covid-19 será no centro de vacinação neste sábado
VACINAÇÃO
Imunização contra a Covid-19 será no centro de vacinação neste sábado
Defesa Civil faz alerta e pede para pessoas ficarem em casa ao observar tempestade
DOURADOS
Defesa Civil faz alerta e pede para pessoas ficarem em casa ao observar tempestade
PANDEMIA
Mulheres são novas vítimas da Covid em Dourados e mortes pela doença chegam a 676
CLIMA
Inmet detalha riscos de tempestade e ventos de 100km/h em Dourados; veja tabela
ATIVIDADES
Instituto de Prevenção Dourados encerra Outubro Rosa com blitz educativa e carreata
JARDIM GUAICURUS
Durante investigações a roubo em motel, polícia fecha 'boca' no Jardim Guaicurus
REGIÃO
A caminho do trabalho, policial flagra indivíduos pulando muro de residência

Mais Lidas

TRÁFICO
Mortos em queda de helicóptero com cocaína na fronteira são identificados
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
JARDIM MÁRCIA
Bêbado colide carro contra muro e acidente deixa três feridos em Dourados