domingo, 16 de agosto de 2026
Dourados
36ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
VITÓRIA DE TEMER

CCJ aprova relatório pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer

19 outubro 2017 - 06h15Por Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, dia 18 de outubro, por 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência também são citados na denúncia pelo crime de organização criminosa.

O placar inferior ao registrado na apreciação da denúncia anterior já era esperado pelo governo. Após uma manobra do PSB, a líder do partido e aliada do Planalto, deputada Tereza Cristina (MS) foi substituída pelo oposicionista deputado Júlio Delgado (MG). Com isso, a base governista teve três votos a menos do que o registrado na votação do parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Naquela ocasião, 42 deputados foram favoráveis ao parecer que também recomendava a rejeição da denúncia.

Em dois dias de debates, 61 deputados se manifestaram sobre o parecer elaborado por Andrada. Apenas 13 oradores se manifestaram favoráveis aos acusados. A maioria dos oradores argumentou que há elementos graves suficientes para encaminhar a denúncia para investigação. Já representantes da base aliada sustentaram que as provas são frágeis e que nem o presidente nem os ministros devem ser afastados por acusações feitas por delatores criminosos.

Ao encaminhar o voto favorável ao parecer de Andrada, um dos principais articuladores do governo, deputado Carlos Marun (PMDB-MS) foi veemente ao criticar a denúncia apresentada pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot. “Estamos vivendo agora os capítulos finais, capítulos derradeiros de uma ópera bufa, de um teatro do absurdo, que teve no enredo a tentativa nefasta de um procurador-geral da República de depor um presidente da República pelo motivo não republicano de não aceitar que uma desafeta sua chegasse à posição que hoje exerce [o cargo de procuradora-geral], e falo da doutora Raquel Dogde”.

Ao encaminhar voto contra o parecer de Bonifácio de Andrada, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que "crimes graves estão colocando o país na beira do colapso". “Meu sonho é que milhões de brasileiros leiam as 250 páginas dessa denúncia consistente, uma denúncia com provas, uma denúncia que descreve com minúcias uma série de atos criminosos cometidos contra o nosso país”, afirmou Fontana.

Votação

A votação em plenário deve ocorrer na semana que vem. No plenário, a denúncia só será autorizada a seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF) se receber o apoio de pelo menos 342 deputados, o equivalente a dois terços do total de 513 parlamentares da Casa, conforme determina a Constituição Federal. Segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a denúncia será analisada no plenário da Casa na próxima semana.

Texto alterado às 20h07 para corrigir informação no segundo parágrafo. A base governista teve três votos a menos do que o registrado na votação da denúncia anterior na CCJ, e não dois, como havia sido informado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil faz história e leva dois ouros no Mundial de ginástica rítmica
ESPORTE

Brasil faz história e leva dois ouros no Mundial de ginástica rítmica

Flávio Bolsonaro inicia campanha à Presidência com ato em Copacabana
ELEIÇÕES

Flávio Bolsonaro inicia campanha à Presidência com ato em Copacabana

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
JUSTIÇA

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

Motorista é preso por embriaguez após fazer 'zigue-zague' em avenida de Dourados 
POLÍCIA

Motorista é preso por embriaguez após fazer 'zigue-zague' em avenida de Dourados 

Brasil registra 57% de amamentação exclusiva entre bebês de até seis meses acompanhados pelo SUS
SAÚDE

Brasil registra 57% de amamentação exclusiva entre bebês de até seis meses acompanhados pelo SUS

DOURADOS

Homem é acusado de arremessar churrasqueira em esposa durante crise de ciúmes

LOTERIA

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

CAMPO GRANDE

Adolescente de 14 anos é executado a tiros enquanto caminhava com a namorada

SUSTENTABILIDADE

Projeto mapeia caminhos para economia verde no Nordeste

ELEIÇÕES 2026

Rodolfo Nogueira reúne pastores e consagra início de sua caminhada a Jesus

Mais Lidas

MUDANÇAS

Trabalhador que não consegue sacar FGTS terá novo caminho

ECONOMIA

Fechamento das Casas Bahia alerta comércio local sobre transformações do varejo, diz Aced

DEMISSÕES

Casas Bahia fecha duas lojas no centro de Dourados

DESENROLA TRIBUTOS

Contribuinte em débito terá 100% de desconto nos juros e multas para ficar em dia