A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza nesta quarta-feira (8), às 10h30, audiência pública sobre a criação do Dia Nacional de Prevenção da Asfixia Perinatal. A asfixia perinatal decorre da falta de suprimento de oxigênio ao recém-nascido em momentos próximos ao nascimento, o que pode causar lesões neurológicas e levar à morte.
O senador Flávio Arns (Podemos-PR) é o autor do requerimento para a promoção da audiência pública interativa (REQ 36/2022). De acordo com o pedido, no Brasil, estima-se que 15 mil a 20 mil bebês nascem, a cada ano, com encefalopatia hipóxico-isquêmica — síndrome clínica neonatal decorrente da falta de fornecimento sanguíneo para um tecido orgânico.
Além disso, segundo o texto, a asfixia perinatal acarreta sérias lesões neurológicas em um a cada cinco casos. Entre as sequelas, constatam-se diversos graus de perda motora ou sensorial e de anormalidade na função cognitiva.
Flávio argumenta ainda que a conscientização dos riscos relativos à asfixia perinatal possibilita que suas consequências se tornem menos graves. O senador também destaca a importância de dar assistência ao recém-nascido e à família.
Convidados
Foram convidados para a audiência os seguintes profissionais de saúde:
Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde;
Maurício Magalhães, chefe do serviço de neonatologia do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo;
Gabriel Variane, fundador do Instituto Protegendo Cérebros e Salvando Futuros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exportações de MS somam US$ 1,43 bi e garantem superávit
Assembleia Geral - Douracooper

Polícia apreende carga de cigarros comuns e eletrônicos
Aberto procedimento para o Enam com prazo até 18 de março
POLÍCIAMaternidade é investigada após mortes de bebês em partos
Definidos os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 50 milhões
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio federal

Após denúncia polícia apreende droga e arma de fogo artesanal
Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
Mais Lidas

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163
