Menu
Busca segunda, 10 de maio de 2021
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO DE MS

Capitão Contar defende PL que pede placas informativas em obras públicas

22 abril 2021 - 10h18Por Da Redação

O Projeto de Lei - 207/2020, de autoria do Deputado Estadual Capitão Contar (PSL), que dispõe sobre medidas de divulgação de informações sobre a contratação e o andamento da execução de obras públicas, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul está entre os cinco projetos que serão analisados pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta  quinta-feira (22) em sessão ordinária. 

De acordo com o texto do PL, nas obras públicas realizadas diretamente, pela administração pública direta e indireta do Estado de Mato Grosso do Sul ou, indiretamente, por empreiteiras contratadas ou pelas suas concessionárias de serviço público, será obrigatória a colocação de placa informativa sobre o contrato celebrado para a execução da obra, em local próximo ao de sua realização, sem prejuízo de outras formas de publicidade previstas em legislação específica. 

Entre as informações contidas na placa, devem estar o valor inicial do contrato e acréscimos que venham a ocorrer (aditivos), o número do contrato administrativo e do processo licitatório correspondente, a previsão de cronograma da obra, a empresa executora, e o endereço e telefone do órgão responsável pela fiscalização da obra, que deverá possuir dimensão suficiente para a inclusão das informações necessárias. O Poder Executivo também poderá disponibilizar as informações em sites oficiais, com a disponibilização de Código de Barras Bidimensional QR, conhecido popularmente com QR Code, nas placas, para leitura por smartphone e outros dispositivos móveis. 

Outro ponto de destaque do PL é a indicação de placas informativas também, quando a obra estiver paralisada por mais de 30 dias, informando data e motivo da paralisação. 

O PL gerou divergência entre os membros da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A maioria dos membros deu parecer contrário ao projeto, exceto, os Deputados Evander Vendramini e Deputado Lídio Lopes. 

O Deputado Lídio deu parecer e voto favorável, em separado. No voto, disse que era favorável por entender que não há nova atribuição ao poder executivo, já que o mesmo possui toda a estrutura para isso, além do dever de dar publicidade ampla em todos os seus atos, proporcionando todos os meios para que as informações cheguem de maneira clara para a população.

“O projeto tem o objetivo de propiciar o acompanhamento e fiscalização das obras públicas por toda a população, já que temos, cada vez mais, esta cobrança por parte dos contribuintes, sobre a transparência nos gastos públicos. As placas existentes em todo o Estado não apresentam informações suficientes para a análise da população”, informou o autor da proposta, deputado Capitão Contar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANAÍBA
Jovem mata ex-namorado da mãe a facadas após presenciar agressão
SENADO
CPI vai questionar negociações do Itamaraty para garantir cloroquina
ANHANDUÍ
Pedestre morre após ser atropelado por caminhão baú na BR-163
IMUNIZANTES
Saúde receberá 8,2 milhões de doses de vacina até sexta-feira
Homem que abusou da mulher é denunciado por estuprar a filha
FUTEBOL
Costa Rica vence Aquidaunense e retoma a liderança do Estadual
CRIME AMBIENTAL
Animais são abandonados, morrem e mulher é multada em R$ 4 mil
JUSTIÇA
Juiz determina que Carla Zambelli tire vídeo da canção 'Milla' do ar
CAPITAL
Homem morre após cair de três metros ao conferir estoque de loja
TJ/MS
Concurso Extrajudicial terá audiência pública no dia 27 de maio

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescentes flagrados em festa 'entregam' distribuidora que vendeu bebidas alcoólicas
IMUNIZAÇÃO
Estado aprova envio das primeiras doses da vacina Pfizer para Dourados
IVINHEMA
Após disparo, jovem é encontrado com ferimento na cabeça e morre no hospital
DOURADOS
Mulher é presa tentando entrar com porções de cocaína na PED