Menu
Busca sexta, 26 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS 

Câmara prepara início do ano legislativo e retomada das sessões presenciais

25 janeiro 2021 - 13h26Por Da Redação

A Câmara Municipal de Dourados retoma as sessões presenciais com os vereadores e público a partir do dia 1º de fevereiro, após mais de dez meses com as atividades acontecendo remotamente por conta da pandemia da Covid-19. Internamente, os trabalhos na Casa de Leis já foram retomados seguindo todos os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e uso do álcool em gel 70%.

Essas e outras medidas estarão em vigor a partir da próxima segunda-feira, conforme determina a Portaria Nº 01/2021, publicado no Diário Oficial do Município em 15 de janeiro, e assinada pelo presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB).

A sessão de abertura do ano legislativo, marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, às 18h, será realizada com o acesso limitado a 80 pessoas ao prédio do Legislativo. Cada vereador terá direito a convidar duas pessoas, além de um assessor. A entrada da imprensa também será controlada e autorizada mediante o credenciamento prévio.

“Basicamente, a primeira sessão, assim como as demais, seguirão os protocolos de biossegurança da cerimônia de posse. Haverá barreira sanitária na entrada, com aplicação de álcool em gel e aferição de temperatura por parte da equipe de segurança e cerimonial. Também será respeitada a capacidade máxima de lotação de 30%, o que deve chegar a aproximadamente 80 pessoas”, explica a chefe do cerimonial da Câmara, Tatiani Lazzarini Marçal.

Além dessas normas, a portaria publicada pelo Legislativo também prevê o controle do fluxo de entrada do público, durante o horário de funcionamento da Casa (das 7h às 13h de segunda a sexta-feira). Por momento, o acesso está limitado a duas pessoas por gabinete e setor administrativo. O documento cita também o distanciamento social de dois metros entre cada indivíduo que deve ser respeitado em caso de filas.

A partir de 1º de fevereiro, haverá controle de entrada e saída de pessoas nas duas entradas da Câmara Municipal, isto é, pelo acesso principal pela avenida Marcelino Pires e pelo estacionamento, na rua Gaspar Alencastro. Durante as sessões, os vereadores receberão álcool em gel e uma espuma para ser colocada no microfone, além disso, a tribuna será higienizada após cada fala.

“Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro entre cada assento do plenário, para acomodação do público, durante as sessões presenciais. Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metros entre cada assento para acomodação dos servidores, durante o expediente. Após cada sessão, deverá ser higienizado o plenário, com limpeza dos assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool a 70% e do piso com desinfetante apropriado”, traz a portaria.

Além de todas medidas de biossegurança, a Câmara de Dourados também está executando outras adaptações internas no prédio. A melhoria da acessibilidade tem sido uma prioridade na Casa. Uma nova rampa de acesso ao plenário e novos corrimões estão sendo instalados para atender às pessoas portadoras de deficiências. Vale lembrar que o Legislativo douradense conta nesta nova legislatura com um vereador cadeirante. Creuzimar Barbosa (DEM) foi eleito com 1.042 votos e vai exercer o seu primeiro mandato de vereador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Detran impede autoescola de receber alunos após denúncias junto ao Procon
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado
SEGURANÇA PÚBLICA
Governo federal prorroga emprego da Força Nacional no MS por mais quatro meses
Aeroporto terá terminal para atender três vezes mais passageiros
DOURADOS
Aeroporto terá terminal para atender três vezes mais passageiros
Em busca da felicidade
ARTIGO
Em busca da felicidade
BRASIL
INSS divulga calendário de retomada da prova de vida
DOURADOS
Dourados confirma uma morte local e outra de morador da região por Covid-19
PANDEMIA
MS ultrapassa 180 mil casos de coronavírus e contabiliza 345 óbitos em fevereiro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil fecha boca-de-fumo pela 4ª vez em dois anos
AMAMBAI
Caminhonete furtada é recuperada com quase duas toneladas de maconha

Mais Lidas

POLÍCIA
Identificada vítima fatal de acidente entre carretas
DOURADOS 
Operação desarticula quadrilha especializada em furtos de máquinas agrícolas
PARAGUAI
Quadrilha é presa com 1,4 tonelada de cocaína e até avião na fazenda de Pavão
PERIMETRAL NORTE
Carro é destruído pelo fogo após acidente em Dourados; veja o vídeo