Em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Câmara Municipal de Dourados recebe a oficina de capacitação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), em parceria com equipe do Sistema Interlegis, do Senado Federal. O curso começou nesta terça-feira (2) e segue até quarta (3), em dois períodos. A oficina Interlegis 2026 acontece durante os dois períodos e encerra nesta quarta-feira (3), com a participação de mais oito municípios. Os palestrantes são os professores Adalberto Alves e Rainer Junior, técnicos do Senado Federal.
A oficina tem o objetivo de capacitar servidores nas funcionalidades disponíveis do SAPL e compreender a importância do seu uso adequado para se gerenciar e controlar todo o processo legislativo de forma eficiente e organizada, desde a estrutura operacional, operação do sistema de inclusão e tramitação de matérias legislativas, além da criação de sessões legislativas e gerenciais, incluindo o painel eletrônico.
Desde março deste ano, a Câmara de Dourados tem realizado a transição do sistema eletrônico Lamper para o Interlegis 2026, com custo totalmente gratuito. Segundo o professor e técnico do Senado Federal, Adalberto Alves, atualmente 1.200 câmaras municipais no país já utilizam o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), fornecido gratuitamente e hospedado pelo Senado.
“Por meio deste sistema é possível contemplar toda parte legislativa da Casa, onde os servidores atualizam e inserem todos os projetos de leis, requerimentos e recebem inclusive as proposições enviadas pelo Executivo municipal”, explica o professor.
De acordo com a presidente do Legislativo, Liandra Brambilla (PSDB), o antigo sistema tinha o custo de R$ 38 mil mensal ao Legislativo, sendo que o novo sistema gratuito Interlegis garante uma redução de custo operacional de 30%. A vereadora afirma ainda que a redução de custo faz parte da política de diminuição de gastos, visando a construção da nova sede da Câmara Municipal, que está com as obras paralisadas desde o início de 2025.
“Estamos adotando uma série de medidas para garantir a aplicação responsável dos recursos públicos. A economia gerada pela Câmara será fundamental para que possamos avançar no projeto da nova sede, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e à população que utiliza os serviços do Legislativo”, destacou a presidente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados

UEMS abre inscrições para o XII ENEPEX e a IV Mostra de Programas

Contrabando avaliado em R$ 320 mil é apreendido na MS-166

Investimentos em engenharia do Detran/MS buscam salvar vidas

Alunos policiais capturam foragido durante curso de formação

MS executa R$ 7,1 milhões do PAA e supera meta estabelecida
Mais Lidas

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

Idosa cai em golpe por aplicativo e tem conta bancária usada para empréstimos e transações

47ª Festa Junina de Dourados começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções

Interlegis é gratuito e representa 30% de economia do custo operacional na Casa, contribuindo com a política de redução de gastos visando a construção da nova sede do Legislativo - Crédito: Nicolas Rocha/CMD