Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
LEGISLATIVO

Câmara de Dourados apresenta balanço do 1º semestre de 2020

07 agosto 2020 - 11h32Por Da Redação

Mesmo com serviços de atendimento reduzidos, devido à pandemia da Covid-19, a Câmara de Dourados não parou suas atividades. Realizando as sessões, tanto ordinárias quanto extraordinárias, e eventos de maneira remota, através de reunião virtual, os vereadores aprovaram mais de 130 projetos neste primeiro semestre de 2020.

Conforme o balanço realizado pela Secretaria Legislativa da Casa, até 03 de agosto, o Poder Legislativo realizou 28 sessões ordinárias, sendo 19 exclusivamente de maneira remota, e uma extraordinária, além de duas sessões solenes e duas especiais.

Em abril foi votado e aprovado o projeto de alteração do Regimento Interno para regulamentar as sessões por videoconferência. A medida foi apresentada pela Mesa Diretora, visando a prevenção ao coronavírus.

Durante o período de pandemia, em que as sessões e eventos acontecem exclusivamente de forma on-line na Casa de Leis, a TV Câmara recebeu mais de 16 mil visualizações em seus vídeos, durante os meses de abril, maio, junho e julho. Neste período, o canal da Câmara de Dourados no YouTube recebeu 607 novos inscritos, sendo 59,2% do público feminino e 35,5% deles com idade entre 35 e 44 anos.

“Os trabalhos da Casa de Leis não podem parar. Mesmo de maneira remota, é necessário continuar trabalhando, pois isso mostra o comprometimento de todo o parlamento neste momento de união de esforços”, comenta o presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (Progressistas). O parlamentar ainda lembra a votação do Projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora, que suspendeu o recesso parlamentar, que ocorre anualmente no mês de julho, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Ainda neste período, os vereadores receberam na Casa de Leis, através de plataforma on-line, os senadores Nelsinho Trad (PDS), Soraya Thronicke (PSL) e Simone Tebet (MDB), o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) e a deputada federal Rose Modesto (PSDB). Eles anunciaram diversos recursos para Dourados, principalmente para o combate à Covid-19.

Os parlamentares ainda votaram 81 projetos de Lei, 26 projetos de Lei Complementar, cinco projetos de Emenda à LOM (Lei Orgânica do Município), 21 projetos de Decreto Legislativo, quatro projetos de Resolução e três vetos. Os parlamentares ainda apresentaram 288 requerimentos, 1425 indicações e entregaram 124 moções.

Dentre os projetos votados e aprovados pelos vereadores, diversos são em relação ao combate à Covid-19 no município, como a ampliação de horas extras semanais para profissionais da saúde, promulgação da Lei que suspende o pagamento de empréstimos consignados para servidores do município, aprovação de uso obrigatório de máscaras em Dourados e também a criação da Frente Parlamentar para fiscalização dos recursos destinados às ações de mitigação dos efeitos da Covid-19.

Ainda segundo a secretaria, foram realizados 2852 protocolos, expedidos 489 ofícios e realizadas cinco audiências públicas, um workshop e uma reunião pública.

O chefe do Legislativo destaca a importância da manutenção dos trabalhos. “Neste momento a sociedade espera um trabalho mobilizado da Câmara. Nós entendemos que é necessário unir todos os esforços para o combate e a mitigação dos efeitos da Covid-19 no município. Quando tivermos segurança retornaremos as atividades normais da Casa de Leis, enfatiza Alan Guedes.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESENVOLVIMENTO
Jaraguari terá primeira indústria de etanol de milho de Mato Grosso do Sul
NA CAPITAL
Dois são flagrados com tabletes de maconha que seriam arremessados em presídio
POLÍTICA
Bolsonaro exonera Novaes do cargo de presidente do Banco do Brasil
CRIME AMBIENTAL
Engenheiro leva multa de R$ 50 mil por degradação de área protegida
DOURADOS
Saúde institui Núcleo Emergencial de Assistência após seis meses de pandemia
LIBERTADORES
Flamengo volta ao Equador para encarar o Barcelona
POLÍTICA
Douradenses tiveram mais de 200 opções para Câmara de Vereadores nas eleições de 2016
DOURADOS
Câmara recebe CTG e destaca Semana Farroupilha e Dia do Gaúcho
ONU
Bolsonaro diz que Brasil é vítima de desinformação sobre o meio ambiente; leia o discurso
MATO GROSSO DO SUL
Escrivães aprovados no concurso da Polícia Civil são convocados

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita