Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
LEGISLATIVO

Câmara aprova projeto que fomenta o uso da energia solar em Dourados

12 agosto 2020 - 17h35Por Da Redação

Foi aprovado, em 2ª votação e discussão durante sessão ordinária desta segunda-feira (10), projeto de Lei do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que dispõe sobre política municipal de estímulo e incentivo ao aproveitamento da energia solar em Dourados, com objetivo de fomentar e incentivar a geração de energia fotovoltaica e térmica.

Conforme o projeto, a política municipal ainda visa o fomento da sustentabilidade ambiental, a racionalização do consumo de energia elétrica e outras fontes de energia do município, além do estímulo a implantação de empresas e à “geração de empregos locais e de qualidade na cadeia produtiva de energia solar”.

O projeto ainda autoriza o Poder Executivo a ampliar o uso de energia solar em Dourados, bem como estimular as atividades que utilizem esta fonte, reduzir a produção de energia por fontes não renováveis, estimular a parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, apoiar a implantação e desenvolvimento de projetos que contemplem como fonte subsidiária de energia, a utilização de energia solar, além de facilitar o fomento do uso e comercialização de produtos inerentes a energia solar. 

“Nós temos um país de dimensões continentais, que é privilegiado por ter uma cobertura de área, fora poucos períodos no inverno, com possibilidade de contar com a energia solar”, apontou o vereador propositor. “Trazendo condições, o morador irá instalar em sua própria residência equipamento para diminuir a necessidade de uso das energias advindas de hidroelétricas, isso ocorrendo, nós teremos um grande benefício para o país, que seria a diminuição da necessidade de construção de usinas hidroelétricas, porque o Brasil é praticamente autossustentável, desde que haja este incentivo”, completou Sergio Nogueira.

O parlamentar afirmou que o incentivo a implementação de energia solar no município trará melhorias econômicas para a população, já que sugeriu que o Poder Executivo feche parcerias com empresas especializadas, assim gerando prestação de serviços e empregos. “Se a administração municipal se organizar e chamar empresários, este setor irá desenvolver empregos e assim transferir tudo isso em renda para a população. Porque a cada economia que nós pudermos dar ao usuário, ele irá investir e colocar esta tecnologia em sua casa, sobrando para investir em alguma coisa para beneficiar a sua família”, ressaltou. “Nós queremos ajudar a facilitar, tanto para a atual administração quanto para a posterior, para que possamos ter um avanço neste setor energético da cidade”, complementou Sergio Nogueira.

Legenda:  
Foto: Assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAÍSO DAS ÁGUAS
Batida policial termina com maconha apreendida em hotel
MEIO AMBIENTE
Números de multas e de focos de queimadas no MS já superam 2019
OPORTUNIDADE
Escola de Governo abre inscrições para turma 2 de curso gratuito de Educação Fiscal
DOURADOS
Traficantes usam fundos de igreja para armazenar uma tonelada de maconha
PANDEMIA
Dourados tem 627 pessoas em isolamento em dia com 94 novos casos de Covid
OPORTUNIDADE
IFMS retifica edital de seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio
30% DA CAPACIDADE
Estudo para retorno parcial de público no Brasileiro é aprovado pelo Ministério da Saúde
REGIÃO
Produtor rural é autuado por desmatamento ilegal de área protegida
MATO GROSSO DO SUL
Fundação de Turismo descentraliza recursos e publica editais de apoio
JUSTIÇA
AGU assegura direito de bloqueio de bens mesmo durante pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita