A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5963/01, do deputado Milton Monti (PR-SP), que torna obrigatório o exame de acuidade visual para todos os alunos matriculados no ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. A proposta foi enviada para análise do Senado Federal.
Conforme o projeto, o exame deverá ser realizado durante o primeiro semestre do ano letivo. O texto permite que a avaliação de acuidade visual seja realizada preliminarmente por professores treinados por médicos oftalmologistas. Quando for verificado que o aluno apresenta qualquer alteração visual, ele deverá ser encaminhado ao oftalmologista.
O aluno também poderá realizar o exame com o profissional de sua escolha, de forma particular, e, nesse caso, deverá apresentá-lo na secretaria da escola até o último dia do encerramento do primeiro semestre.
Conforme o projeto, as despesas com a execução da medida correrão por conta da dotação orçamentária destinada ao programa de reabilitação visual nas escolas públicas de ensino fundamental chamado “Olho no Olho”, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), foi favorável à proposta, com emendas para sanear vícios de injuridicidade e de técnica legislativa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã
Corpo é encontrado em calçada na Capital e suspeita é de homicídio

Prefeitura faz poda de emergência e limpeza na área central

Paulista leva multa de R$ 50 mil por incêndio em vegetação nativa

Taxa de ocupação de leitos públicos de UTI cai para 97%
Hernanes testa positivo e desfalca São Paulo contra Athletico

Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid e 13 mortes
Vasco recebe Coritiba em busca de vitória para se afastar do Z-4

Dourados tem mais três mortes por Covid em dia com 183 novos casos

Ministério da Saúde enviará 80 cilindros de oxigênio para Manaus
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
