quarta, 18 de fevereiro de 2026
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

BC entrega ao TCU explicações sobre a liquidação do banco Master

29 dezembro 2025 - 20h20Por G1

O BC (Banco Central) apresentou nesta segunda-feira, dia 29 de dezembro, esclarecimentos ao TCU (Tribunal de Contas da União) sobre supostos indícios de uma liquidação considerada “precipitada” do Banco Master pela autoridade monetária.

O prazo para o envio das informações termina nesta segunda e foi estabelecido pelo ministro Jonathan de Jesus, relator do caso no TCU.

Além dos esclarecimentos, o Banco Central avalia a adoção de uma nova medida relacionada à acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o diretor do BC Ailton de Aquino Santos.

No sábado (28), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um recurso apresentado pelo Banco Central. A autoridade monetária pedia acesso às informações que embasaram a decisão pela realização da acareação.

O caso é analisado tanto no âmbito do TCU quanto no STF e envolve questionamentos sobre a condução do processo de liquidação do Banco Master e eventuais divergências técnicas entre dirigentes da instituição financeira e do Banco Central.

Entenda a investigação sobre o Master

As investigações começaram em 2024 na Justiça Federal. A Polícia Federal listou uma série de operações suspeitas entre o Master e o BRB, que é um banco público.

Segundo a investigação, o Banco Master não tinha fundos suficientes para honrar os títulos que emitiu com o vencimento no ano de 2025. Comprou, então, créditos sem realizar qualquer pagamento de uma empresa chamada Tirreno. E, em seguida, vendeu esses mesmos créditos ao BRB, Banco de Brasília, que pagou cerca de R$ 12 bilhões pelo negócio.

O BC rejeitou a compra do Master pelo BRB. E, em novembro, decretou a liquidação do Master, entre outros motivos, pela falta de dinheiro em caixa para honrar compromissos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez
CULTURA

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463
ACIDENTE

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463

ESPORTE

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

INTERNACIONAL

Trump media novas conversas de paz entre Rússia e Ucrânia em Genebra

CARNAVAL

Quizomba leva ao Aterro do Flamengo conscientização sobre ecologia

POLÍCIA

Confronto com a PM termina com um morto em Anhanduí

POLÍTICA

Projeto cria fundo para acolhimento de animais para financiar abrigos

CAMPO GRANDE

Homem em situação de rua ataca mulher com pedradas e acaba preso

CARNAVAL

Resgates no mar do RJ passam de mil

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

ACIDENTE

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

FERIADÃO

Veja o que funciona nesta segunda de Carnaval em Dourados