Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
CAPACITAÇÃO

Bacias dos rios do Paraná e Paraguai serão tema do 2º Seminário da Água

06 março 2020 - 08h03Por Da Redação

A difusão de um ambiente voltado para a potencialização, conservação e o uso sustentável das bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai será o foco principal do 2º Seminário Estadual da Água, que acontece no próximo dia 16 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O evento, que tem como tema as múltiplas conexões das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul, vai abordar os aspectos relacionados aos valores ambientais, econômicos, históricos e sociais das bacias dos rios Paraná e Paraguai.

“A Semana Estadual da Água é antes de tudo, uma oportunidade de reunir esforços dos diversos setores da sociedade civil para contribuir com a conservação desse recurso. O seminário certamente ampliará esses debates, contribuindo para a troca de informações sobre o uso múltiplo dos recursos hídricos e para a implantação de novos projetos focados na conscientização e no reaproveitamento da água”, destacou o deputado estadual Renato Câmara (MDB), que é coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e o autor do projeto de lei que criou a Semana Estadual da Água, que acontece anualmente de 16 a 22 de março.

A semana tem o objetivo de difundir um ambiente de divulgação e conscientização a respeito do uso múltiplo e reaproveitamento do recurso hídrico, além de premiar iniciativas, projetos e ações inovadores envolvendo o uso racional da água, modelos de reaproveitamento entre outras iniciativas que garantam o acesso e preservação desse recurso.

O Seminário Estadual da Água é um projeto elaborado pelo Rotary Club de Campo Grande com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água. Conforme o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, o evento está totalmente conectado com o lema do ano rotário 2019/2020, que prevê o desenvolvimento de ações voltadas para o âmbito da saúde e do meio ambiente.

“No ano passado construímos, em parceria com a Assembleia Legislativa, esse projeto tão bacana que resultou na elaboração da Carta da Água. Esse documento foi embasado nas experiências e trocas de informações vivenciadas no 1º Seminário Estadual da Água. Acreditamos que o evento deste ano será tão marcante quanto na primeira edição e que será possível dialogar e estabelecer importantes iniciativas voltadas para a conservação dos recursos hídricos”, destacou o presidente do Rotary.

Já o gerente da unidade da Uems em Mundo Novo, professor Leandro Marra, destacou a relevância do seminário e a importância do trabalho de parceria para a consolidação de projetos voltados para a preservação do meio ambiente.  “Um evento relacionado à água, na semana do Dia Mundial da Água, nunca havia acontecido no Estado. A primeira edição foi um sucesso e resultou na elaboração da Carta da Água de MS. Este ano, além de todos os apoiadores do evento do ano passado, contamos ainda com o apoio da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, da Itaipu Binacional e outras instituições que certamente vão fortalecer e muito o evento”, destacou.

O seminário é uma realização da Assembleia Legislativa, do Rotary Clube de Campo Grande, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e tem como apoiadores a ABRhidro, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Agraer, Semagro, Itaipu Binacional, UCDB, Assomasul, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema,  Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, Comitê de Bacia Hidrográfica Santana e Aporé, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Crea-MS, Museu de Arqueologia, Escola Estadual Maria Constância Barros Machado, Unigran, OAB e UFMS.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 2º Seminário Estadual da Água são gratuitas e podem ser feitas aqui.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
MS ultrapassa de 65 mil casos de coronavírus e soma 1.204 óbitos
EDUCAÇÃO
Enem: estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro
FUTEBOL
Clássico carioca define quem avança para as oitavas da Copa do Brasil
PANDEMIA
Com 92 mortes por coronavírus, Dourados tem 689 casos ativos da doença
AQUIDAUANA
Jovem é presa após furtar quase R$ 7 mil de idosa com quem residia
CORONEL SAPUCAIA
Veículo que seguia para o Paraná com quase 100 kg de maconha é apreendido
DOURADOS
Cobrada pelo TCE, prefeitura cancela itens de licitação suspeita de irregularidades
CONTRABANDO
Dois veículos com mercadorias ilegais são apreendidos na MS-156
INFORME PUBLICITÁRIO
Você precisa conhecer o Supermercado Pires!
FUTEBOL
Corinthians vai ao Pernambuco enfrentar o Sport pelo Brasileirão

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
DOURADOS
Após bebedeira, homem é assassinado por “dar em cima” de esposa do acusado
DOURADOS
Motorista que fez 'strike' e atropelou cinco no Novo Horizonte é levado à PED
DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida