domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ESTRAGOS

Após temporal, Sonora declara estado de emergência por 4 meses

09 janeiro 2025 - 20h20Por Carlos Ferraz

Após o temporal da última terça-feira, dia 07 de janeiro, que deixou ruas destruídas e casas alagadas, a Prefeitura de Sonora declarou situação emergência no município que fica na região Norte de Mato Grosso do Sul. O decreto publicado no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (9), tem validade por quatro meses.

O documento aponta que os alagamentos atingiram as ruas, casas, comércio e prédios públicos da cidade. Entre os impactos causados pela chuva forte, a administração enumera as erosões, rompimento asfalto e de tubulações em estradas vicinais e a interrupção do acesso ao balneário.

De acordo com o decreto, o município fica autorizado a mobilizar todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Defesa Civil em ações de resposta e recuperação dos impactos causados. Segundo o site Campo Grande News, o município também fica autorizado a pedir apoio financeiro e técnico para o Estado e União, além de convocar voluntários para reforçar as medidas e campanhas de arrecadação de recursos para assistência a população afetada.

Durante os quatro meses de vigência, a prefeitura dispensará licitações casos de emergência ou de calamidade pública, ou seja, quando caracterizada urgência no atendimento de situação que possa ocasionar prejuízos ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.

No dia seguinte ao temporal, a prefeita Clarice Ewerling (MDB), já apontava que iria decretar situação de emergência. "Todo mundo está vendo a calamidade que virou na cidade. Nós estamos reunidos, hoje nós fizemos uma reunião com todas as secretarias. A gente está vendo que está tendo erosão. Estamos muito preocupados”, disse. A prefeitura ainda não tem levantamento do número de moradores afetados.

Temporal

O temporal começou na tarde de terça-feira com pancadas fortes de chuva. Segundo dados do meteorologista Natálio Abrahão, nos primeiros minutos de chuva foram 61,4 milímetros. Ao longo de toda a tarde choveu 67 milímetros, conforme dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Imagens mostram o impacto do temporal. Uma cratera foi aberta em parte do trecho da Avenida das Chácaras, próximo ao Balneário Municipal Pôr do Sol.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

SES abre inscrições para pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Mental

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

CLIMA

Inmet renova aviso e coloca Dourados em alerta mais severo de chuvas intensas