Menu
Busca quinta, 16 de julho de 2020
(67) 99659-5905
POLÍTICA

Após recesso, Congresso deve colocar marco do saneamento na pauta

29 fevereiro 2020 - 19h00Por Agência Brasil

Com o fim do Carnaval, o Congresso Nacional retoma suas atividades na próxima semana com a expectativa de colocar na pauta o marco regulatório do saneamento. O tema foi amplamente discutido no plenário da Câmara antes de ser aprovado, ainda em dezembro do último ano.

“Acredito que, após o Carnaval, já tenhamos construído esse entendimento para votarmos rapidamente [a matéria] no Senado”, disse Alcolumbre em janeiro, antes da abertura do ano do Legislativo. Na opinião de Alcolumbre, a proposta é fundamental para expandir o saneamento básico no país. Ele busca um acordo para evitar mudanças no mérito, o que faria o projeto retornar à Câmara.

Durante a votação na Câmara, a pauta foi defendida por parlamentares do centrão e da direita. Eles alegam que o investimento privado poderá melhorar o serviço de saneamento nas cidades. Os críticos da proposta questionam a viabilidade econômica para investimento no setor em cidades menores, com pouco atrativo financeiro à iniciativa privada.

Pela proposta, as empresas estatais de água terão prazo de 12 meses para renovar os contratos de concessão por um período de até 30 anos. O texto proíbe, porém, que novos contratos desse tipo sejam firmados a partir da aprovação da lei. A alteração nas regras para a prestação de serviço de saneamento básico já foi objeto de medidas provisórias que perderam a vigência sem votação em razão da falta de acordo.

Embaixada dos EUA
Outro assunto que está na fila para apreciação do plenário do Senado após o carnaval é a indicação de Nestor Forster como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O nome já foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado no dia 13 de fevereiro. A previsão inicial era de votação no plenário ainda antes do carnaval, o que acabou não ocorrendo.

Na prática, Forster já comanda a representação diplomática como encarregado de negócios. Após a desistência da indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a vaga na embaixada, o presidente indicou formalmente o nome de Forster.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Rapaz invade casa da ex e mata namorado dela a facada
CAMPO GRANDE
Homem é executado durante a madrugada em favela
PANDEMIA
Com 39%, Dourados registra taxa de isolamento mais baixa da semana
POSTO CAPEY
Mulher é presa carregando drogas em táxi na BR-463
TRÂNSITO
Motociclista tenta ultrapassagem, é atingido por caminhão e morre
DOURADOS
Decreto criando o Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 completa quatro meses
LEGISLATIVO DE MS
Deputados devem apreciar seis matérias nesta quinta-feira
BR-463
Jovem é presa em barreira sanitária após ser flagrada transportando drogas em ônibus
CLIMA
Dourados segue com amplitude térmica superior a 10 graus
DOURADOS
Mulher é presa com drogas na plataforma de embarque da rodoviária

Mais Lidas

DOURADOS
Criança baleada por atirador em noite sangrenta morre no hospital
PANDEMIA
Prefeita de Dourados, Délia Razuk testa positivo para coronavírus
INFORME PUBLICITÁRIO
Chama reinaugura supermercado em novo endereço com novidades e promoções
DINHEIRO PÚBLICO
Gaeco faz operação em Dourados e vai à casa de ex-secretária de Saúde