quinta, 26 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DIAGNÓSTICO

Anvisa vai decidir na sexta-feira se libera venda de autotestes de Covid

26 janeiro 2022 - 22h20Por G 1

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai decidir na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, em reunião marcada para começar às 10 horas, se libera ou não a venda de autotestes de Covid-19.

A Anvisa informa que recebeu na terça-feira (25), às 23h11, informações referentes à política pública com autotestes. A Agência irá analisar e ajustar a proposta ao texto de resolução já previamente feito, submeter à procuradoria da Anvisa e deliberar", afirmou a agência.

Decisão adiada por falta de política pública

Na quarta-feira (19), quatro diretores da Anvisa decidiram pelo adiamento da decisão para cobrar mais dados do Ministério da Saúde. A liberação dos autotestes foi pedida pela pasta do ministro Marcelo Queiroga diante da explosão do número de casos com a chegada da variante ômicron.

Após a decisão, o ministro disse que prestaria os esclarecimentos solicitados. Especialistas criticaram a visão do ministério e cobram, entre outros pontos, que os testes sejam gratuitos e que testagem seja ampliada no país.

Questionamentos da Anvisa

Apesar de a relatora do processo, Cristiane Rose Jourdan, votar pela liberação da venda dos autotestes, a maioria dos integrantes da diretoria da Anvisa decidiu acompanhar o posicionamento do diretor Rômison Rodrigues Mota.

Em sua apresentação, Rômison Mota sugeriu a realização de diligências, dentro de um prazo de até 15 dias, para cobrar do ministério a formalização de uma politica publica antes de tomar uma decisão. O presidente da agência e mais dois diretores acompanharam a divergência, fechando o resultado de 4 votos pela busca de mais informações e um voto pela liberação.

Em seus posicionamentos, os diretores criticaram a falta de uma política pública do Ministério da Saúde para testagem ampla da população. Os diretores também apontaram a falta de regulamentação sobre o uso do autoteste, apesar de ela ter sido cobrada durante o processo.

Um dos principais pontos levantados pela Anvisa é a falta de orientação sobre como se dará a notificação, ou seja, se os casos positivos serão incluídos no balanço oficial. Os testes realizados dentro das farmácias são contabilizados regularmente.

A relatora do processo, Cristiane Rose Jourdan, defendeu a aprovação fazendo a ressalva de que o produto "pode representar excelente estratégia de triagem" e "medida adicional" no controle da pandemia. Entretanto, a relatora defendeu a liberação em "regime excepcionalidade", pois também apontou a falta de uma política pública e de estratégias para uso dos produtos.

O que é o autoteste?

O autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab - uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLÊNCIA

Preso homem que arrancou parte do crânio de mulher com facão

Faça um deliciosa farofa de granola
COMER BEM

Faça um deliciosa farofa de granola

Cadeirante é flagrada com produtos furtados em mercado no Jardim Clímax
DOURADOS

Cadeirante é flagrada com produtos furtados em mercado no Jardim Clímax

REGIÃO

Aberta seleção para estagiários de Direito na comarca de Sonora

Câmera de segurança flagra atropelamento no Água Boa; assista ao vídeo
DOURADOS

Câmera de segurança flagra atropelamento no Água Boa; assista ao vídeo

LITERATURA

"Engordei o sol noturno" será lançado nesta sexta em Dourados

DOURADOS

Motociclista é atropelada ao 'roletar' cruzamento no Água Boa

POLICIAMENTO

Menores são encaminhados para delegacia após serem flagrados com drogas

ECONOMIA

Senado aprova MP que estabelece salário mínimo de R$ 1.212

REGIÃO

Quatro foragidos são recapturados durante ações policiais

Mais Lidas

CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

BR-163

Acidente mata motociclista e passageiro em estado grave é trazido para Dourados

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista