Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
AGENDA

ALEMS fecha ano com reuniões de CPI, de frente parlamentar e fórum

15 dezembro 2019 - 19h38Por da Redação

Na última semana legislativa de 2019, de 16 a 20 de dezembro, o Parlamento sul-mato-grossense realizará reunião da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária, fórum com lideranças indígenas e sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investiga eventuais irregularidades praticadas pela concessionária Energisa.  

Além desses eventos, ocorrerão as atividades ordinárias do Parlamento: reunião semanal da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), às 8h de quarta-feira; e sessões plenárias às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. 

Terça-feira (17 de dezembro)

Além da reunião ordinária, a CCJR realizará, a parir das 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, sessão extraordinária, convocada pelo deputado Lidio Lopes (PATRI), presidente do grupo de trabalho. A realização de sessão extraordinária é necessária, devido à proximidade do recesso parlamentar e do volume de projetos a serem apreciados.

Os integrantes da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária se reunirão a partir das 14h no Plenarinho Nelito Câmara, na Casa de Leis. Na pauta, está prevista a apresentação de proposta do grupo técnico de alteração da Lei 13.465/2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. Outro assunto a ser tratado no encontro é sobre o trabalho de coleta de informações nos assentamentos relativas ao Censo 2020.

Na reunião da Frente Parlamentar, também deverá ser discutida a regularização do fornecimento de energia nas pequenas propriedades rurais. Está pautada, ainda, a apresentação da conclusão dos trabalhos sobre os limites de Jaraguari, Rochedo e Bandeirantes. Por fim, está prevista a discussão sobre os ofícios enviados pela Frente referentes a demandas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e à solicitação feita à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de fornecimento de energia aos assentamentos.

Quarta-feira (18 de dezembro)

Durante a tarde, será realizada sessão ordinária da CPI da Energisa. O grupo, presidido pelo deputado Felipe Orro (PSDB), apura irregularidades relacionadas à empresa Energisa, concessionária de energia de Mato Grosso do Sul. A reunião será das 14h às 17h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa.

A CPI foi instaurada no dia 12 de novembro, após requerimento, apresentado por Felipe Orro e assinado por todos os parlamentares da ALEMS. São titulares da CPI, além de Orro, os deputados Capitão Contar (PSL), João Henrique (PL), Renato Câmara (MDB) e Barbosinha (DEM).  

Quinta-feira (19 de dezembro)

Por proposição do deputado Neno Razuk (PTB), a ALEMS realizará o 1º Fórum de Caciques de Campo Grande. O evento proporcionará espaço para discussão sobre problemas que afetam as comunidades indígenas rurais e urbanas de Mato Grosso do Sul. O fórum será realizado das 14h às 17h no Deputado Plenarinho Nelito Câmara, na Casa de Leis. São esperados 14 caciques, além de vice-caciques e outras lideranças.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imam de Dourados disponibiliza plataforma com cursos online nesta quinta
MEIO AMBIENTE
Imam de Dourados disponibiliza plataforma com cursos online nesta quinta
BEBIDA ALCOÓLICA
Homem esfaqueia esposa em cidade de MS após briga por quatro reais
Câmara de Dourados institui locais para realização de atividades físicas
ESSENCIAL
Câmara de Dourados institui locais para realização de atividades físicas
Arrecadação federal soma R$ 153,9 bilhões durante o mês de outubro
BRASIL
Arrecadação federal soma R$ 153,9 bilhões durante o mês de outubro
Jovens são flagrados com maconha e crack durante abordagem policial
REGIÃO
Jovens são flagrados com maconha e crack durante abordagem policial
ECONOMIA
Caixa credita auxílio, dos ciclos 3 e 4, para os nascidos em junho
PANDEMIA 
Adultos jovens são a maioria dos novos casos de coronavírus no MS
PESQUISA CNT
Pesquisa revela melhora na sinalização de rodovias no Brasil
POLÍCIA
Caminhonete furtada em Bonito é recuperada em oficina na Capital
ATIVISMO
Campanha debate violência contra mulheres em meio a aumento de casos em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados
DOURADOS
Homem é preso após tentar atropelar policiais em abordagem na BR-163 
DOURADOS
Mulher é presa após atear fogo na casa do ex-marido, cadeirante