Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
POLITICA

Agenda do Agronegócio e Cooperativismo será lançada na 2ª-feira

18 junho 2015 - 11h35

Na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, às 14 horas será lançada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a Agenda Legislativa da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. O documento é em parceria com o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e traz os normativos e as principais ações a serem implementadas pela Frente e as próprias instituições no âmbito do agronegócio e cooperativismo estaduais.

Mato Grosso do Sul é um dos estados que se destaca no número de parlamentares que representam o setor cooperativista. Em 2015, a Frente inicia a Legislatura com 14 integrantes, dentre os 24 deputados estaduais. Este é um número importante, pois reflete uma atuação alinhada com foco na defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. A partir das ações legislativas, cria-se um importante canal de comunicação com formuladores de políticas públicas, promovendo a troca de informações e o amadurecimento das questões que envolvem os segmentos.

Ao todo são dez ações a serem implementadas pela frente do cooperativismo, dentre elas estão a operacionalização dos Artigos 3º e 4º da Lei Estadual nº 2.830 de 12.05.2004 que trata do arquivamento dos atos constitutivos das sociedades cooperativas perante a Jucems (Junta comercial do Estado de Mato Grosso do Sul); estimular as câmaras legislativas municipais de Mato Grosso do sul na criação de Frentes parlamentares municipais em apoio ao cooperativismo local; apoiar no que couber a regulamentação do Ato Cooperativo.

A constituição Federal consagra a legitimidade do Ato Cooperativo, porém exige legislação complementar para sua regulamentação que precisa urgentemente ser votada; apoiar no que couber para que seja aprovada a nova lei cooperativista brasileira, tendo como base a lei atual com adaptações à constituição vigente, sob a liderança da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) Nacional, propugnando pelo apoio contido na agenda legislativa do cooperativismo Nacional; buscar apoio junto aos parlamentares federais no acesso das Cooperativas em programas de incentivos Federais.

Segundo o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a participação política dos indivíduos na sociedade global apresenta-se como um caminho, uma das principais vias alternativas, para o alcance da inserção social e da diminuição das desigualdades econômicas reveladas pela globalização. Neste contexto, o cooperativismo se apresenta como uma das melhores formas de organização econômica da sociedade, pois consta em sua doutrina o “fortalecimento das relações” entre as pessoas: cooperativa é feita de gente para gente.

“O Sistema OCB/MS vem cumprindo sua missão de ser o guardião do ideário cooperativista, de promover e fomentar a cultura e doutrina da cooperação, representando institucionalmente todos os empreendimentos cooperativos, seus quase 6 mil empregados e mais de 170 mil cooperados, contribuindo de forma decisiva na promoção do desenvolvimento social, econômico e financeiro de Mato Grosso do Sul”, afirma Régis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Deputados anunciam saída em massa do G-10 na Assembleia
PANDEMIA
Secretário diz que novos casos de coronavírus em MS é reflexo do feriado
MATERIAL LABORATORIAL
Suspeita de irregularidades em licitação leva TCE a pedir explicação à prefeitura de Dourados
FUTEBOL
Copa do Brasil: dois jogos definem primeiros classificados às oitavas
TRÁFICO DE DROGAS
Ao fugir de abordagem, condutor capota veículo abarrotado de drogas
ECONOMIA
Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,3 mi em Dourados e superar 2019
PARAGUAI
Rede de hipermercado demite 700 funcionários devido ao fechamento da fronteira
IVINHEMA
Detran suspende atendimento em mais uma agência por suspeita de Covid-19 em servidor
PANDEMIA
Onevan de Matos testa positivo e é o quarto deputado a contrair coronavírus
DOURADOS
Igreja deve receber de volta R$ 96 mil pagos em IPTU

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita