sexta, 13 de junho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EM ANDAMENTO

Aeroporto e travessia da '463' são prioridades para Dourados dentro do Novo PAC

21 setembro 2023 - 15h24Por Adriano Moretto

Entre os projetos citados para Dourados dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), alguns serão prioridade para implantação no município e já são realizados pelo Governo Federal. 

Na manhã desta quinta-feira (21/9), em Campo Grande, houve o detalhamento das obras a serem construídas no Estado e para a maior cidade do interior sul-mato-grossense, foram citadas algumas dessas ações já em andamento com recursos públicos federais. 

Uma delas é a construção da travessia da BR-463, rodovia que liga o município até a região de fronteira. BR-463 liga Dourados a Ponta Porã e terá melhorias na travessia urbana - Foto: Arquivo/Dourados News

No trecho de aproximadamente 5,5km entre o Trevo da Bandeira, no entroncamento com a BR-163 até as proximidades do Hospital Regional, os trabalhos começaram em 2021 e posteriormente pararam, retornando de forma lenta. Essa distância corta bairros populosos da região Sul e Sudoeste da cidade, onde moradores precisam atravessar a via diariamente. 

Nesse espaço há o projeto de duplicação da rodovia e implantação de viadutos, um deles para dar acesso ao Hospital Regional da cidade, com os trabalhos já iniciados. 

A pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, fechada para pousos e decolagens desde maio de 2021, também entrou na programação para receber investimentos do Novo PAC. 

A obra segue em andamento há mais de dois anos e é de responsabilidade do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro, com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2024. 

Ainda no Aeroporto, serão destinados em torno de R$ 50 milhões para a construção de um novo terminal de passageiros. 

Enquanto isso, quando estiver apto para receber voos, o local poderá manter o atual receptivo sem paralisar, mais uma vez, a programação das companhias aéreas.

“Embora o PAC tenha sido lançado no mês passado, as obras já tiveram início desde o início do ano [em todo o Brasil]. Encontramos por exemplo, 180 mil unidades habitacionais paralisadas, conjuntos [de casas] que muitos deles estão com 90% [das obrs de conclusão] parados há anos. Escolas com 3,6 mil contratos paralisados. Então, todas essas obras nós aprovamos uma nova lei para atualizar esses valores em estados e municípios, grande maioria já foi autorizada e já estão em andamento”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, abrangendo toas as ações do PAC durante coletiva. 

Evento de lançamento do Novo PAC aconteceu hoje em Campo Grande - Foto: Saul Schramm/Portal do MS

Para o governador Eduardo Riedel (PSDB), a expectativa para os investimentos no Estado é positiva, principalmente diante da possibilidade de atrair junto ao dinheiro público, o capital privado. 

“Expectativa é positiva (...) É um resultado prático de políticas públicas aplicadas que atraem investimento privado. Não tem como segregar essa parceria com o governo federal. É uma parceria de resultado para as pessoas”, disse, lembrando as obras na ponte que dará acesso à Rota Bioceânica e o novo acordo de concessão da BR-163 como exemplo para atrair o capital privado ao Estado. 

Mais PAC

Ainda em Dourados, o Governo Federal anunciou recursos para obras habitacionais, retomada, conclusão e novas obras educacionais, incluindo creches, escolas, quadras e cobertura de quadras. 

Também há previsão de obras no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), incluindo o término da unidade da mulher e da criança, além de recursos destinados para a aquisição de equipamentos para a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Os eixos voltados para o abastecimento de água e saneamento básico se encontram ainda incluídos no pacote do PAC para o município. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO FINANCEIRO

Bolsa de Valores fecha em queda após ataques entre Israel e Irã

AQUIDAUANA

Após esfaquear companheiro na região do abdômen, mulher foge

POLÍTICA

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal no Recife

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação
BRASIL

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados
JARDIM CLÍMAX

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados

BRASIL

Imposto para super-ricos resultaria em justiça social, diz pesquisa

DOURADOS

Idoso morre no Hospital da Vida após queda de telhado 

PREVENTIVA

"Mascarado" acusado de cometer furtos em série é preso em Dourados

BRASIL

Mais de 488 mil aposentados já foram aos Correios contestar descontos

SAÚDE

Cassems inaugura 'Lab Cassems', rede de laboratórios exclusiva para seus beneficiários

Mais Lidas

DOURADOS

Padrasto é preso após criança de 3 anos dar entrada na UPA com sinais de espancamento

TRÁFICO

Homem é preso com mais de 1 tonelada de maconha após perseguição

DOURADOS

Alunas de medicina da UFGD denunciam importunação sexual durante prova na casa de professora 

DOURADOS

Após denúncia de alunas, professora é afastada da UFGD por tempo indeterminado