Entre os projetos citados para Dourados dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), alguns serão prioridade para implantação no município e já são realizados pelo Governo Federal.
Na manhã desta quinta-feira (21/9), em Campo Grande, houve o detalhamento das obras a serem construídas no Estado e para a maior cidade do interior sul-mato-grossense, foram citadas algumas dessas ações já em andamento com recursos públicos federais.
Uma delas é a construção da travessia da BR-463, rodovia que liga o município até a região de fronteira.
BR-463 liga Dourados a Ponta Porã e terá melhorias na travessia urbana - Foto: Arquivo/Dourados News
No trecho de aproximadamente 5,5km entre o Trevo da Bandeira, no entroncamento com a BR-163 até as proximidades do Hospital Regional, os trabalhos começaram em 2021 e posteriormente pararam, retornando de forma lenta. Essa distância corta bairros populosos da região Sul e Sudoeste da cidade, onde moradores precisam atravessar a via diariamente.
Nesse espaço há o projeto de duplicação da rodovia e implantação de viadutos, um deles para dar acesso ao Hospital Regional da cidade, com os trabalhos já iniciados.
A pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, fechada para pousos e decolagens desde maio de 2021, também entrou na programação para receber investimentos do Novo PAC.
A obra segue em andamento há mais de dois anos e é de responsabilidade do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro, com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2024.
Ainda no Aeroporto, serão destinados em torno de R$ 50 milhões para a construção de um novo terminal de passageiros.
Enquanto isso, quando estiver apto para receber voos, o local poderá manter o atual receptivo sem paralisar, mais uma vez, a programação das companhias aéreas.
“Embora o PAC tenha sido lançado no mês passado, as obras já tiveram início desde o início do ano [em todo o Brasil]. Encontramos por exemplo, 180 mil unidades habitacionais paralisadas, conjuntos [de casas] que muitos deles estão com 90% [das obrs de conclusão] parados há anos. Escolas com 3,6 mil contratos paralisados. Então, todas essas obras nós aprovamos uma nova lei para atualizar esses valores em estados e municípios, grande maioria já foi autorizada e já estão em andamento”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, abrangendo toas as ações do PAC durante coletiva.
Evento de lançamento do Novo PAC aconteceu hoje em Campo Grande - Foto: Saul Schramm/Portal do MS
Para o governador Eduardo Riedel (PSDB), a expectativa para os investimentos no Estado é positiva, principalmente diante da possibilidade de atrair junto ao dinheiro público, o capital privado.
“Expectativa é positiva (...) É um resultado prático de políticas públicas aplicadas que atraem investimento privado. Não tem como segregar essa parceria com o governo federal. É uma parceria de resultado para as pessoas”, disse, lembrando as obras na ponte que dará acesso à Rota Bioceânica e o novo acordo de concessão da BR-163 como exemplo para atrair o capital privado ao Estado.
Mais PAC
Ainda em Dourados, o Governo Federal anunciou recursos para obras habitacionais, retomada, conclusão e novas obras educacionais, incluindo creches, escolas, quadras e cobertura de quadras.
Também há previsão de obras no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), incluindo o término da unidade da mulher e da criança, além de recursos destinados para a aquisição de equipamentos para a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Os eixos voltados para o abastecimento de água e saneamento básico se encontram ainda incluídos no pacote do PAC para o município.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Igreja Católica divulga programação das celebrações fúnebres de padre morto em Dourados
Homem é socorrido após ser esfaqueado pela esposa, que segue foragida

Flamengo goleia Sport e assume liderança do Campeonato Brasileiro

Motorista é preso transportando 300 caixas de vinhos contrabandeados

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Investigação avança e mais três envolvidos na morte do padre são detidos
Senado retoma debate sobre aumento de tributação para plataformas de apostas e fintechs

UEMS realiza aulões online gratuitos para preparação do Vestibular 2026

Mãe e filho ficam feridos após colisão envolvendo carro e bicicleta elétrica
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

Novo terminal terá recursos do PAC e será construído em Dourados - Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados News