Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE PÚBLICA

Ações de agentes de saúde e endemias ganham reforço com Frente Parlamentar

24 novembro 2021 - 13h02Por Da redação

Os gestores de Saúde dos municípios, do Estado e os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias se reuniram nesta terça-feira (23) em evento semipresencial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na ocasião, representantes de diversas instituições tomaram posse na Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias - proposta e coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB).

“A partir de agora, a Assembleia Legislativa, junto com os deputados, estará discutindo as demandas dos agentes de saúde e endemias. Essa discussão teve início dentro da Frente Parlamentar da Tríplice Epidemia. Foi nas reuniões que percebemos que esses agentes têm dificuldades para desenvolver o seu trabalho e essas pessoas são fundamentais no combate e controle às doenças”, destacou Câmara.

Grupo de trabalho foi proposto pelo deputado Renato Câmara

Jhonatan Silva foi escolhido para falar em nome dos empossados e destacou a importância do momento. “Estamos vibrando. Sabemos de todas as nossas dificuldades e a Frente vem para garantir direitos e condições a esses servidores. Temos muito que discutir, mas hoje é dia de comemorar. Essa Frente é uma luta por uma saúde de qualidade. Valorizando o profissional da saúde, teremos sim uma saúde de qualidade”, disse.

O secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende, participou da reunião e refletiu sobre o papel do grupo de trabalho. “Importante esse instrumento. As Frentes são criadas para defesa de determinados temas, para que os parlamentares possam agregar”, explicou. Resende também destacou as lutas e a evolução dos agentes de saúde e endemias.

Pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Tereza Gomes falou da construção conjunta permitida pela Frente Parlamentar. “Em nome da Fiocruz, agradeço esse espaço, esse tipo de condução é como o SUS [Sistema Único de Saúde] foi pensado, em um espaço democrático, de escuta”, afirmou.

Posse foi realizada de maneira semipresencial

Entre os objetivos da Frente Parlamentar estão: promover debates, workshops, seminários e audiências públicas - juntamente com segmentos de instituições de interesse da categoria - e ainda subsidiar as proposições legislativas de interesse da sociedade. Durante o evento também foi iniciada discussão sobre proposta de legislação municipal para a prevenção da tríplice epidemia. O tema será uma das pautas que o grupo debaterá ao longo das reuniões de trabalho.

Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Marcos Luiz de Oliveira apresentou o Programa Intersetorial de Colaboradores Voluntários. A ideia é instituir nas empresas a cultura da prevenção à dengue, zika e chikungunya, implementando ações compartilhadas entre o setor público e privado. Para isso, há capacitação técnica de servidores e funcionários das empresas e órgãos parceiros, a fim de que eles identifiquem e eliminem possíveis criadouros de mosquitos. Há monitoramento mensal das ações do voluntário.

"Não podemos esperar só ação do poder público. É um trabalho de todos nós. Precisamos ter uma grande rede e fazer a população se sentir responsável por fazer esse controle das doenças", enfatizou Renato Câmara, ao destacar o papel dos voluntários.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Em dia de Operação 'Lei Seca', PM faz alerta sobre cuidados na direção de veículos
PANDEMIA
Covid-19: casos da variante Ômicron e impõem restrições de voo no Reino Unido
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular
ARTIGO
Lamentam as mortes e agora vão pular carnaval?
EDUCAÇÃO
Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED