domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO

Abril Verde: Câmara promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

24 abril 2024 - 20h05Por Redação

A Câmara Municipal de Dourados realizou na manhã desta quarta-feira, 24,  a palestra “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. A palestra faz parte das ações realizadas pela Casa de Leis para combater o assédio, seja ele moral, sexual ou eleitoral, e faz parte do Abril Verde, movimento que ressalta a cultura de segurança e saúde no trabalho.

O evento foi iniciado pela vereadora Tânia Cristina (PSDB), que é vice-presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara, e iniciou sua fala afirmando que ninguém nunca deve ser assediado e humilhado, e é por isso que hoje existe na Câmara de Dourados a Sala Rosa, que é o local de acolhimento e proteção às mulheres.

O vereador e presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), também exaltou o trabalho desenvolvido pela Sala Rosa, disse que o local está aberto para servidoras e para o público externo, e ainda ressaltou que principalmente neste ano de eleições, o assédio eleitoral é inaceitável e será combatido, ressaltando a importância da denúncia por parte das vítimas.

O vereador Sérgio Nogueira (PP) ressaltou a importância das pessoas entenderem o que é o assédio, para assim respeitar os limites do outro, e ainda afirmou que estamos em uma sociedade com falta de afeto e cuidado.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jeferson Pereira, foi o primeiro palestrante do dia, e abordou a cartilha da Fiocruz sobre assédio moral, sexual e eleitoral no trabalho. Jeferson contou que os casos de acidentes do trabalho por problemas psicológicos aumentam a cada dia. “Diariamente recebemos informações de acidentes no trabalho causados por transtorno de ansiedade, crise de pânico e depressão. É preciso atenção à saúde mental do colaborador para que casos como esses não aconteçam. O Ministério Público do Trabalho está à disposição com canais de denúncias anônimas e assistência às vítimas”, afirma o Procurador.

O evento também contou com palestra da psicóloga Regina Célia, que é perita em avaliação psicológica e falou sobre a importância da saúde mental. A psicóloga iniciou sua fala fazendo um questionamento aos servidores: “É possível ter saúde mental diante de uma situação de violência?”, com essa questão Regina afirma que é preciso observar como lidamos com as situações, e chamou atenção ao ambiente de trabalho. “A saúde mental nos ajuda a lidar com situações desafiadoras, por isso, é importante nos cuidar. Por exemplo, se o local de trabalho nos adoece, não temos produtividade, a imunidade cai, as coisas parecem não dar certo, por isso, a importância de observar sobre como reagimos a determinadas situações, para podermos sair delas sem afetar nosso psicológico”.

A campanha Abril Verde aborda a conscientização para um ambiente seguro e saudável, e para que isso aconteça, é preciso da colaboração de todos, e principalmente das denúncias para que os assédios não aconteçam.

 A Câmara também está desenvolvendo materiais institucionais para trabalhar a campanha com os servidores e aumentar a conscientização.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUL DO PAÍS

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias

BRASIL

Novos títulos verdes financiarão economia circular e saneamento

MATO GROSSO DO SUL

Chefes de unidades de investigação de homicídios debatem índice nacional em reunião

RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

SAÚDE

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

MATO GROSSO DO SUL

Mulher que usou espingarda de pressão para machucar cachorro é presa

BRASIL

Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

ARTIGO

A exploração política de uma tragédia...

POLÍCIA

Animais em situação de maus tratos são resgatados em Corumbá

ESPORTE

Brasil encerra Mundial de Atletismo com mais seis medalhas

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região