Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
PLANETÁRIO ITINERANTE

Planetário Itinerante atende mais de 1.400 pessoas de comunidades escolares

28 novembro 2017 - 14h05Por Da redação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra neste mês o ciclo de visitas do Planetário Digital Itinerante à comunidade escolar. Ontem (27), a equipe esteve em Itahum, na escola José Eduardo Estolano - Perequeté, a pedido da coordenadoria das Escolas do Campo e vislumbrou a garotada com a estrutura, coroando a finalização da temporada com mais de 1.400 pessoas atendidas, entre alunos, professores, diretores, coordenadores e demais funcionários das escolas.

Entre abril e novembro, período de instauração e implantação do projeto, foi possível realizar visitações nas escolas Clarice Bastos Rosa, Armando Campos Belo, Bernardina Correia de Almeida, Etalívio Penzo, Januário Pereira de Araújo, Professora Maria da Conceição Angélica e escola Prefeito Rui Gomes, entre outras. O projeto esteve também na Associação Pestalozzi de Dourados, demonstrando que o Planetário Digital é uma ferramenta de ensino-aprendizagem, cultura, diversão e inclusão social.

“Promover o letramento científico da comunidade escolar incentiva o pensamento investigativo, científico e reflexivo para adquirir os conceitos astronômicos. Mas o mais importante é a promoção da discussão sobre a ação do homem no meio ambiente. Queremos formar cidadãos comprometidos com a preservação do Planeta Terra”, disse Elaine Van Suypene, coordenadora do projeto.

Sob a gestão da secretária Denize Portolann, o projeto idealizado pela professora Elaine, em parceria com o Núcleo de Manutenção de Informática, coordenador Rodrigo Mello Tosta, apresenta vídeos tridimensionais, um passeio pelo Sistema Planetário e enfatiza a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol.
 
“Além do Sistema Solar, assuntos relacionados à Floresta Amazônica e ao meio ambiente, a localização, dimensão, bacia hidrográfica, o ciclo da água, os índios, os animais, o desmatamento, o efeito estufa e dicas de preservação ambiental são apresentados aos alunos”, explica a professora.

Com o acesso de todos os alunos ao Planetário Digital da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é promover o contato com a tecnologia dando instrumentos aos educadores e motivando o estudo do tema, o que, com certeza, levará ao estímulo do interesse pela astronomia e as ciências.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Homem é preso e autuado em R$ 2,3 mil por pescar com petrecho ilegal
INSCRIÇÕES
Comarca de Aquidauana selecionará estagiários de Direito
NAVIRAÍ
Homem agride esposa e tenta queimar casa onde filho de 7 meses dormia
SELIC
Copom decide manter juros básicos da econômia em 2% ao ano
JARDIM
Briga após dia de trabalho termina com funcionário de fazenda morto
ECONOMIA
Governador anuncia pagamento de outubro e garante o 13° salário
CAMPO GRANDE
Adolescente que estava desaparecida desde sexta-feira é encontrada
FUTEBOL
Com um a menos, Santos segura empate com Ceará pela Copa do Brasil
ECONOMIA
Dólar dispara e fecha cotado a R$ 5,76
CLIMA
Tempo muda nas próximas horas e há risco de temporal em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade