O PFL vai reabrir com um novo nome e sob nova direção. O partido, surgido nos anos 80 dos egressos da Arena e do PDS que apoiavam o regime militar, fará uma convenção nacional na quarta-feira. Em pauta, a mudança de nome, a aprovação de um novo estatuto e a escolha dos novos dirigentes nacionais. O partido passará a se chamar Democratas.
Quem assume o poder na “nova” legenda é o grupo dos deputados federais liderado por Rodrigo Maia, 37, que substituirá o senador Jorge Bornhausen (SC) na presidência. “É uma refundação muito necessária porque estamos diante de um grande embate no nosso continente que é o da democracia forte contra o populismo”, disse hoje o principal expoente do que por enquanto ainda é o PFL no Estado, o vice-governador Murilo Zauith. Populismo, no vocabulário do novo partido, é sinônimo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus aliados Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Nestor Kirchner Argentina).
A plástica de quarta-feira promete mudar algumas das feições muito características dos pefelistas. No lugar do apego por cargos, o Democratas nasce como oposição. Temas antes apoiados pelo PFL, como a reforma da previdência e o farto uso de Medidas Provisórias pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), agora serão combatidos pela nova legenda. O eixo fundamental, o da crítica à intervenção do Estado na economia, continua intocável. “Será um novo partido”, espera Zauith.
Em Mato Grosso do Sul, a mudança será menos perceptível do que no plano nacional. Zauith continuará dando as cartas como o principal chefe político da legenda no Estado. Vai presidir a comissão provisória que substituirá o atual diretório estadual. Também não haverá alterações na política de alianças. “Continuaremos com os aliados que temos por afinidade ideológica”, afirma. Isto é, o Democratas continuará fazendo parte do governo do Estado e da prefeitura de Campo Grande – ambos do PMDB, hoje aliado ao PT no plano nacional.
O Democratas é uma força auxiliar do governador André Puccinelli. A legenda conta com um deputado na Assembléia, o ruralista Zé Teixeira, administra três cidades – Maracaju, Itaporã e Laguna Carapã – e tem 140 vereadores. (Campograndenews)
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS sedia Fórum de Secretários e reúne lideranças do país

Operação apreende motos e leva seis à delegacia por evento com "rachas" e manobras perigosas

Goleiro Bruno é considerado foragido pela Justiça do Rio de Janeiro

Bolsa Atleta entra no último dia de inscrições e técnicos terão seleção aberta a partir de amanhã

CPI do Crime mira braço do PCC na Faria Lima e "A Turma" do Master

Idoso morre em colisão entre caminhonete e ônibus

Depósito de drogas e motos furtadas é descoberto em residência na capital

Vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro e igualam patamar recorde

Motorista é preso com carga de pneus contrabandeados na BR-163

Inspetor Cabral faz reflexão sobre violência contra a mulher durante sessão da Câmara
Mais Lidas

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

