quarta, 14 de janeiro de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

PF investigará uso de cocaína em aldeias do Amazonas

22 março 2008 - 06h20

O delegado da Polícia Federal de Tabatinga (AM), Giovani Vicente Fontes Lopes, determinou no último dia 20 a abertura de uma investigação sobre o uso de cocaína nas aldeias indígenas do Alto Solimões (AM). Ao tomar conhecimento das denúncias do cacique Manoel Nery Tikuna e da Fundação Nacional do Índio (Funai), feitas à Agência Brasil e TV Brasil, o delegado se disse surpreso.

“Esse é um fato novo, que vai ser investigado a fundo, pois é uma informação gravíssima, de consumo e venda de substância entorpecente em comunidades indígenas”, afirmou Lopes.  Ele adiantou que serão determinadas operações e diligências para confirmar as informações, investigar e prender quem estiver traficando para os indígenas nas aldeias.O delegado geral de Polícia Civil do Amazonas, Vinícius Diniz, apresentou o resultado de uma série de ações desencadeadas nos últimos dias para reprimir quadrilhas de traficantes que agem na região do Alto Solimões, principalmente em Tabatinga.
Segundo ele, a operação deflagrada nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga foi o desdobramento da ação que levou à descoberta de plantações de coca, na semana passada, junto ao rio Javari. Na operação, foram apreendidas 10 armas, drogas, dinheiro, cinco computadores e livros-caixa com a movimentação do tráfico. Para Diniz, o mais importante são as informações levantadas, como as vendas de grandes quantidades de cocaína, em lotes que chegavam a 250 quilogramas da droga.

Segundo o delegado, o tráfico na região da tríplice fronteira está passando por um processo de concentração e organização de forças com grupos maiores liquidando quadrilhas mais fracas. Atualmente, a maior preocupação das forças de segurança, de acordo com o delegado da Polícia Civil, é a fronteira com o Peru, que é de acesso mais difícil e com menor efetivo de policiamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EXTENÇÃO

UEMS avança em parcerias e amplia ações em Nova Alvorada do Sul

DERF

Foragido da justiça de Inocência por tráfico de drogas é preso

MERCADO FINANCEIRO

Ibovespa dispara aos 165 mil pontos e bate novo recorde

Jovens bolivianas são detidas com cápsulas de cocaína no estômago
CORUMBÁ

Jovens bolivianas são detidas com cápsulas de cocaína no estômago

CONDENADO

PGR defende que Bolsonaro leia para reduzir pena e receba pastores

Idoso que desapareceu ao ir à igreja é encontrado morto no IMOL

FÓRMULA INFANTIL

Bebê com suspeita de intoxicação continua na UTI e vigilância detalha ações de monitoramento

SAÚDE

Decon apreende 2,2 toneladas de carne imprópria para consumo

LADÁRIO

Prefeitura abre mais de 120 vagas com salários de até R$ 1,9 mil

CAPITAL

Três pessoas vão parar no hospital após ataque de abelhas em veículo

Mais Lidas

JUSTIÇA

Banco é condenado por cobranças no ambiente de trabalho de cliente

ABASTECIMENTO

Manutenção na rede pode causar falta de água em cinco bairros de Dourados nesta terça-feira

VIGILÂNCIA FAZ FISCALIZAÇÃO

Bebê internada em Dourados após consumir fórmula tem apenas dois meses

TEMPO

Instabilidade climática coloca Dourados e região em zona de risco para tempestades