Menu
Busca quinta, 06 de agosto de 2020
(67) 99659-5905

Pesquisador faz recomendação sobre adubação de milho safrinha

20 janeiro 2013 - 16h33

O milho safrinha não está sendo adubado como realmente deveria. E isso pode ser prejudicial para a produção de outras culturas como de soja e de algodão. Quem faz o alerta é Claudinei Kappes, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT.

De acordo com o especialista, o manejo da adubação nitrogenada precisa ser otimizado nas práticas da cultura do milho em Mato Grosso. Resultados de acompanhamento da safra de milho mostram que a aplicação de doses de nitrogênio está abaixo do necessário.

“Além da adubação, outro aspecto que deve ser otimizado é a própria semeadura. É comum ver lavouras com má distribuição de plantas, oriundas, em muitos casos, da alta velocidade da semeadura”, aponta Kappes.

E é com objetivo de mostrar aos agricultores as consequências da má adubação, bem como, que o cultivo sucessivo de soja/milho é um sistema de produção exaustivo e insustentável em termos de fertilidade do solo, que Kappes está percorrendo os polos produtivos de Mato Grosso através dos Dias de Campo 2013 Fundação MT.

“Pretendemos mostrar aos agricultores o quanto isso é prejudicial ao sistema de produção e ressaltar a importância da adubação no milho “safrinha” visando altas produtividades. Até então, o milho “safrinha” não vem sendo adubado como realmente deveria”.

Na sua apresentação, Kappes aborda sobre época de aplicação dos fertilizantes, extração e exportação de nutrientes, manejo do nitrogênio e inoculação das sementes de milho com Azospirillum e mostra resultados de pesquisas realizados pelo Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT.

Dias de Campo 2013: Já ocorreu em Sapezal e Campo Novo do Parecis. O próximo evento será sábado (19) em Nova Mutum na Fazenda Tupã. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. As palestras começam às 07h00. Na semana que vem o evento ocorrerá dia 23 em Lucas do Rio Verde e dia 26 em Sorriso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO BRILHANTE
Alvo de operação, ex-prefeito diz ser vítima de perseguição política
PANDEMIA
Empresários se reúnem com Délia para pedir a reabertura dos bares em Dourados
CNH ÁGIL
Aplicativo tem recorde no número de habilitações emitidas em julho
BRASIL
Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias
ARTIGO
Pais & Filhos
INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
MAPEAMENTO
Sistema interligará bancos de dados sobre educação em saúde
REGIÃO
Após discussão, homem joga álcool sobre companheira e ameaça atear fogo
POLÍTICA
Douradenses tem até dia 30 para fazer sugestões ao Plano Diretor
PANDEMIA
Perto de 30 mil casos, Governo do Estado amplia testagem para Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Peladão: Homem é detido após armar confusão em motel e quebrar vários quartos
POLÍCIA
Duas mulheres são presas por estelionato em Dourados
TRAGÉDIA
Mulher que morreu em acidente na BR-463 em Ponta Porã tinha 27 anos
TRAGÉDIA
Uma pessoa morre em acidente grave na rodovia BR-463