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‘Perimetral mostra compromisso de André’, diz Marçal Filho

17 agosto 2009 - 11h21

O governador André Puccinelli informou na quinta feira pela manhã ao deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS), através de telefonema ao seu gabinete na Câmara Federal que, atendendo a seu pedido e do deputado Geraldo Resende, adiaria a visita que faria amanhã ao trecho onde seu governo construirá a Perimetral Norte/Anel Viário. Os dois parlamentares ponderaram a André que na terça feira ocorrem as sessões deliberativas da Câmara e as reuniões das Comissões Permanentes, o que inviabilizaria que o acompanhassem na visita. André disse fazer questão da presença dos dois representantes da região na visita e a adiou para sexta feira à tarde.
Marçal Filho afirmou que a decisão do governador de executar a obra é “uma vitória da população” e resultado da luta de seus representantes nas várias instâncias do poder público. Ele lembrou que a implantação de uma rota alternativa para o tráfego de caminhões pesados, desafogando o trânsito da Avenida Presidente Vargas, é reivindicada desde a década de 90. “Desde o início da minha vida pública, como vereador, tenho acompanhado essa luta e essa foi também uma das minhas prioridades no meu primeiro mandato de deputado federal”, assinalou o deputado, lembrando que, nessa condição, ele e o senador Ramez Tebet, já falecido, foram os principais articuladores de uma emenda, depois assinada por toda a bancada federal que à época representava o estado, alocando recursos no Orçamento Geral da União (OGU) para a execução da obra, mais tarde inviabilizada devido à estadualização da BR 463, entre Dourados e Ponta Porã, durante o governo Zeca do PT. A legislação proíbe a União de construir um anel viário que ligue uma rodovia federal – a BR-163 – à outra estadual, no caso a BR-463. Pelo projeto original, o traçado da Perimetral Norte começaria na BR-163, nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF), margearia toda Reserva Indígena de Dourados até sair na Avenida Guaicurus, passaria pelo Hospital Universitário e chegaria à BR-463. Reformulado, o contorno vai partir do trevo de acesso a Fátima do Sul, seguindo ao lado da “Penitenciária Harry Amorim Costa” até os altos da Avenida Presidente Vargas, na saída para Itaporã, chegando ao trevo de acesso ao Hospital Universitário (HU).
Marçal Filho ressaltou que Dourados tem hoje um dos trânsitos mais violentos do Brasil. “Mesmo que isto não possa ser atribuído exclusivamente à falta da Perimetral, a ausência do anel viário contribui para o alto número de acidentes que, infelizmente, ceifam dezenas de vidas todos os anos”, avaliou o parlamentar, acentuando que com a duplicação da MS 156 entre Dourados e Itaporã (“Outro presente do governador André Puccinelli para Dourados e Itaporã”, enfatizou) a rodovia “se transformará numa grande avenida”, trazendo como conseqüência o aumento do tráfego de veículos pesados com destino ao Porto de Paranaguá, no vizinho estado do Paraná. “A Perimetral vai não apenas garantir sobrevida maior ao asfalto do perímetro urbano, mas também reduzir a emissão de gás carbônico e favorecer o trânsito e, sobretudo, salvar vidas preciosas que se perdem nos acidentes motivados por carretas e caminhões”, reforçou o peemedebista. “A decisão do governador Andre Puccinelli de assumir a obra reafirma seu compromisso com Dourados”, finalizou o deputado. Dentre as ações de Marçal, no que se refere à Rodovia, está a duplicação da BR 163, a readequação viária em Vila Vargas e restauração da BR 463.

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