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Percurso da BR-163 pode sofrer alterações próximo a Cuiabá

14 dezembro 2009 - 12h45

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei nº 3.013, de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT). O PL altera o traçado da BR-163, fundamental corredor para o escoamento de grãos da principal região produtora de Mato Grosso para o Sul do país.
A rodovia, ao chegar a Rondonópolis, vinda de Campo Grande-MS, se sobrepõe à BR-364 e nesta sobreposição existe uma estrada tomada de inúmeros e graves acidentes de trânsito, devido ao pesado trafego de veículos. “Depois de asfaltada, a rodovia servirá como canal de desafogo do forte tráfego de veículos da ligação Rondonópolis/Cuiabá, que tantos problemas têm criado para o governo federal. Daí a importância da aprovação do projeto de Lei”, destacou Fagundes.
O novo traçado rodoviário terá uma extensão de 220 km. Segundo a relatora do projeto, a deputada Marinha Raupp (PMDB/RO), a alteração proporciona uma solução técnica para os problemas encontrados no atual percurso. A mudança permitirá uma melhor orientação dos fluxos das rodovias que cruzam com a BR ou que nela desembocam, dentre elas a BR-070, a MT-270, MT-130, MT-140 e MT-337.
O Projeto de Lei visa aproveitar parte do traçado da estrada velha que ligava Campo Grande (MS) à Cuiabá, passando pelo povoado de São Lourenço de Fátima (Juscimeira) e margeando o traçado da Ferronorte (Ferrovia Francisco Vuolo), podendo servir de apoio a futuros terminais de carga ao longo do trecho, além de se desviar da Serra de São Vicente, diminuindo elevados custos na implantação de obras estruturais do traçado. Outro dado importante é que o novo trajeto provocará o desenvolvimento do turismo em toda a região atingida, especialmente para as localidades de Mimoso, Santo Antônio do Leverger e Barão do Melgaço.

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