Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 9860-3221

Parece, mas não é: alimentos similares podem ser vilões do emagrecimento

08 fevereiro 2013 - 18h35

Na hora da dieta é importante estar atento, pois a substituição de alguns alimentos pode não ser a melhor escolha. Uma opção que pode parecer mais saudável, nem sempre realmente é. “É muito importante saber as diferenças entre os alimentos, pois na maioria das vezes parece muito fácil substituir alguns. Uma vez que optamos por alimentos que tragam saúde, precisamos pensar em reduzir o consumo dos que contêm conservantes, corantes, adoçantes e agrotóxicos. E optar pelos naturais, com maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras”, orienta a nutricionista Andreia Gonzalez, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.

Ela esclarece a diferença entre alguns alimentos e diz qual deles é a melhor escolha.

Leite desnatado x Leite de Soja

O leite desnatado é o leite da vaca que teve sua gordura removida pela indústria. É rico em proteínas e cálcio, além de apresentar baixo teor em calorias e colesterol. É também uma boa fonte de riboflavina e vitamina B12 e não contém gordura saturada. (1 copo de 200 ml = 75 kcal aproximadamente)

O leite de soja é extraído da soja e é muito benéfico, principalmente para pessoas intolerantes à lactose. Apresenta baixa quantidade de gordura saturada e, por ser um extrato vegetal, é muito utilizado pelos vegetarianos. É isento de colesterol e apresenta baixa quantidade de vitamina D e cálcio, então deve ser fortificado com vitaminas e minerais (1 copo de 200 ml = 82 kcal aproximadamente )
Melhor opção: O leite desnatado, por ser um alimento mais completo em relação a vitaminas e proteínas. Porém, é importante analisar a resposta de cada organismo na hora de escolher.

Açúcar orgânico x Açúcar mascavo

O açúcar orgânico é produzido sem nenhum aditivo químico, tanto na fase agrícola como na industrial. No plantio da cana não são usados fertilizantes e no processo de industrialização não utilizam cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. (10 g = 39 kcal aproximadamente).

O açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento e, com isso, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. (10g = 37 kcal)
Melhor opção: São os açúcares mascavo orgânicos, pois eles conservam o cálcio, ferro e sais minerais e não tiveram contato com fertilizantes.

Pão integral x Pão com grãos

O pão integral é feito de farinha integral e rico em fibras, porém não tão rico quanto o pão 12 grãos. Apresenta mais vitaminas quando comparado ao pão branco. (2 fatias/ 50 g = 135 kcal aproximadamente).

O pão com grãos possui grãos variados de diferentes tipos, como flocos de centeio, semente de girassol, farinha de cevada, farelo de aveia, gergelim, flocos de milho (7 grãos), semente de linhaça, grãos de quinoa (9 grãos), grão de centeio, grão de milheto, grão de triticale (12 grãos). Por isso, possuem maior quantidade de fibras, deixando a pessoa saciada por mais tempo. (2 fatias / 50 = 115 kcal aproximadamente)
Melhor Opção: São os pães com grãos, pois apresentam maior quantidade de fibras e utilizam grãos variados.

Queijo branco x Ricota

O queijo branco é feito com o leite de vaca integral e apresenta maior quantidade de cálcio e proteína que a ricota, porém possui mais calorias (30g = 69 kcal)
A ricota é feita somente do soro do leite, apresenta menos sódio que o queijo minas, e tem menor quantidade de gordura e calorias (30 g = 43 kcal aproximadamente).

Melhor opção: Depende do objetivo. Para perder peso, opte pela ricota ou queijo minas com gordura reduzida. Se o objetivo é aumentar a proteína da dieta, use o queijo minas tradicional.

Iogurte Natural x Iogurte Light com sabor

Se nos dois casos os iogurtes forem desnatados, eles apresentam calorias semelhantes e baixa quantidade de gordura (200 g = 65 kcal aproximadamente). Porém, no iogurte com sabor são adicionados essências e corantes (para dar a cor da fruta), o que acaba prejudicando o alimento, perdendo assim parte das suas propriedade funcionais.

Melhor opção: Optar pelo iogurte desnatado sabor natural, pois ele não terá corantes e essências.

Suco Natural x Suco Industrializado Light

Os sucos naturais são ricos em vitaminas e fibras. Ao contrário dos sucos industrializados light, em que são adicionados conservantes, adoçantes em excesso, corantes, e não preservam as vitaminas e fibras dos sucos de frutas naturais.
Melhor opção: São os sucos de frutas naturais. Se o objetivo é emagrecer, opte por frutas com baixas calorias como abacaxi, melão, limão e maracujá. Todos sem adoçar, de preferência.

Frutas x Frutas desidratadas

Estudos mais recentes comprovaram que, como a água é removida na secagem, o teor de açúcar das frutas secas parece desproporcionalmente alto, contribuindo para as mensagens errôneas sobre a quantidade de açúcar nelas. A única diferença entre as duas é que as frutas são mais saudáveis, pois não perdem nutrientes, como vitamina do complexo B e vitamina C no processo de secagem. (Damasco fresco 35 g = 19 kcal / Damasco seco 25 g = 26 kcal aproximadamente).
Melhor opção: Neste caso as duas opções são boas alternativas, a escolha vai depender da rotina e dos hábitos alimentares, sendo o ideal intercalar o consumo de frutas secas e frescas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CLIMA
Dourados registra quarta chuva de mês e se aproxima da média de março
LIVE
Lacen esclarece dúvidas sobre os exames de diagnóstico do Covid-19
DOURADOS
Prefeitura pretende manter estratégias após primeiras confirmações de coronavírus
SAÚDE
Ministério alerta para risco do uso de cloroquina sem indicação médica
AMAMBAI
Motociclista morre após colisão contra Hilux na região de fronteira
DOIS ANOS
TJ/MS prorroga a validade do VIII Concurso Público de Servidores
PREVENÇÃO
Paraguai estende isolamento total contra o coronavírus até 12 de abril
CORONAVÍRUS
'Se sair andando todos de uma vez, vai faltar para rico e pobre', diz Mandetta
BATAGUASSU
Homem é preso após tentar atropelar e ameaçar manter família em cárcere
ARTIGO
COVID-19: Reflexões a respeito do primeiro caso registrado em Dourados

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
COVID-19
Dourados confirma primeiro caso do novo coronavírus
COVID-19
Mulher de 52 anos é o 2º caso de coronavírus em Dourados, total no Estado é de 31
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato