quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TURISMO

Paradisíacas Ilhas do Milho, no Caribe da Nicarágua, encantam turistas

19 fevereiro 2016 - 19h28

Areias brancas, águas cor turquesa, florestas de coqueiros e a amabilidade dos aldeões são as características das paradisíacas Corn Islands (Ilhas do Milho), no Caribe Sul da Nicarágua, um arquipélago formado por duas ilhas e que a cada dia atrai mais turistas.

Chega-se a Corn Island, localizada a cerca de 70kms da costa caribenha deste país centro-americano, por meio de transporte marítimo partindo do porto mais próximo ou por via aérea, pelo Aeroporto Internacional "Augusto C. Sandino", em Manágua.

Trata-se de um arquipélago de águas transparentes, praias virgens, palmeiras abundantes e grande harmonia com a natureza. A maioria da população, de 14 mil habitantes, é formada por indígenas, afrodescendentes e mestiços, que falam os idiomas inglês, espanhol e criolo.

O paradisíaco lugar conta com serviços de hotéis, restaurantes e operadores de turismo locais, principalmente em sua ilha maior, Corn Island, que tem uma superfície de 10km quadrados.

Cerca de 13km a nordeste de Corn Island fica Little Corn Island, com apenas 2,9km quadrados de superfície, um território menos povoado e muito mais aprazível, com uma beleza espantosa.

As duas ilhas são lugares perfeitos para apreciar os sensacionais recifes e vida marinha através do mergulho, assim como pescar em alto-mar ou simplesmente relaxar para desfrutar da paisagem e explorar os arredores com total tranquilidade e segurança.

Chegam as Corn Islands uma média mensal de 2,8 mil turistas estrangeiros em baixa temporada, ou seja, cerca de 93,3 visitantes por dia, diz Lesther García, subdelegado do Instinto Nicaraguense de Turismo (Intur) para Agência Efe.

De acordo com García, pelo menos a metade visita Little Corn. Lá, não existem estradas, nem veículos, e a energia elétrica é fornecida por apenas algumas horas em determinados momento do dia, explicou.

As duas ilhas, em sua maioria, são visitadas por pessoas da Europa, Canadá e Estados Unidos, conta ainda o subdelegado do Intur. "Vim há seis meses, escutei que a ilha era um lugar virgem e por isso decidi vir. É maravilhoso", diz a turista belga Galina Janssens, ao ser questionada sobre o que a atraiu a Little Corn Island.

Os projetos sobre turismo ainda estão em desenvolvimento em ambas as ilhas, embora já sejam oferecidos serviços variados, entre hotéis, bares e restaurantes. Como boas-vindas, nunca falta a música caribenha em nenhuma das ilhas.

"Estou há mais de dois anos vivendo aqui, vim como turista porque um amigo tem sua casa aqui, mas gostei e depois fiz um negócio, um pequeno hotel", diz à Efe o cidadão canadense Grey Noreau.

História

Avistadas no século 16 por Cristóvão Colombo, que as batizou com o nome de "Islas Manglares", as paradisíacas Ilhas do Milho foram declaradas Patrimônio Turístico Nacional pela Assembleia Nacional deste país centro-americano em outubro de 2013.

Em janeiro de 2015, as autoridades do arquipélago resolveram proibir paulatinamente o uso de sacolas plásticas para defender o atrativo natural que caracteriza as ilhas. Corn Island e Little Corn Island estão entre os principais destinos turísticos que a Nicarágua promove internacionalmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta