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Para evitar confusão, Susep acaba com perda total de veículo

14 janeiro 2004 - 15h54

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) acabou com a indenização por perda total dos seguros de automóveis. Esse tipo de indenização é paga em caso de roubo ou quando o custo do conserto do carro ultrapassa 75% do valor do bem. A partir de agora, as seguradoras passarão a chamar essa indenização de "integral".Segundo o chefe da Diceb (divisão de capitalização e supervisão) da Susep, Edson Antônio Donega, a mudança foi feita para acabar com a divergência de critérios utilizados pelas seguradoras e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para caracterizar a perda total."As seguradoras entendiam como perda total o carro cujo dano sofrido tivesse originado uma indenização de valor integral. Para o Denatran, entretanto, um carro com perda total é um veículo que não pode mais circular no mercado", disse Donega.No entanto, os carros que tivessem tido "perda total", pelos critérios da seguradora, poderiam ser comprados, reconstruídos, vendidos e estariam livres para circular nas ruas. O problema é que pelos critérios do Denatran os veículos com perda total são considerados irrecuperáveis e seus chassis são cancelados. Quem comprasse um veículo recuperado não conseguia licenciar e manter em dia outros documentos de posse do carro.Para que o consumidor possa regularizar a documentação desse tipo de carro, o Denatran exige agora que no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) conste a expressão "salvado/recuperado" para os veículos que tiveram perda total e foram reconstruídos e vendidos depois.

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