O papa Bento 16 se encontrou nesta quarta-feira com a suíço-italiana Susanna Maiolo, a jovem de 25 anos que o derrubou pouco antes do início da Missa do Galo, no dia 24 de dezembro. Durante a reunião, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Maiolo pediu desculpas ao sumo-pontífice --que a perdoou.
O diálogo foi particular, embora Maiolo estivesse acompanhada de dois familiares, e ocorreu pouco depois da audiência geral desta quarta-feira. "A senhora Maiolo lamentou ao Santo Padre o que ocorreu no início da celebração da noite de Natal. Por sua parte, o papa quis manifestar seu perdão, bem como o cordial interesse por seu estado de saúde e sua recuperação", disse Lombardi.
Na noite de Natal, Bento 16 sofreu uma queda ao ser puxado por Maiolo quando chegava ao altar da Basílica de São Pedro. Prontamente socorrido por auxiliares, o papa se reergueu e rezou a missa sem qualquer outro contratempo.No entanto, o cardeal francês Roger Etchegaray, 87, também caiu no incidente e fraturou o fêmur. Momentos após o tumulto, o Vaticano informou que Maiolo demonstrava sinais de "desequilíbrio psicológico".
Em um segundo momento, confirmou-se que ela tem um histórico de distúrbios mentais, tendo passado dois anos internada em uma clínica na Suíça, onde vive.Após derrubar o papa, ela foi presa e posteriormente encaminhada a um hospital situado em Subiaco, cidade que fica a 70 quilômetros de Roma, onde recebeu tratamento na ala psiquiátrica.