Menu
Busca terça, 27 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Palestra para usuários do PAM ensina sobre Diabetes

20 julho 2007 - 12h41

“Diabetes, sintomas, diagnóstico e controle” foi o tema de uma palestra de orientação a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuram mensalmente o Pronto Atendimento Médico (PAM) para atendimento. Atentos às explicações da equipe de profissionais, homens e mulheres, com idade entre 50 e 70 anos, lotaram o auditório do Hemocentro onde aconteceu o encontro.

Segundo a coordenadora do PAM, enfermeira Roselaine Teresinha Migoto, esse tipo de orientação aos usuários acontece rotineiramente tanto no PAM quanto nas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família. Os temas são sobre várias doenças que afetam a população e que podem ser prevenidas ou controladas para uma vida saudável, como hipertensão, tuberculose, hanseníase, câncer de colo do útero, de mama entre tantas outras.


Fazem parte da equipe de formação e educação permanente do PAM a nutricionista Maristel Soares, os auxiliares de enfermagem e acadêmicos de Enfermagem, Clotildes Neto Oliveira e Reginaldo da Silva e as acadêmicas de Enfermagem e estagiárias Ana Carla Tamissari e Suhelen Godoi.

DIABETES
São vários os tipos de Diabetes que podem acometer as pessoas. Ele se classifica em Diabetes do Tipo 1, Tipo 2, Diabetes Gestacional e outros tipos. Os principais sintomas são: muita sede, vontade de urinar várias vezes, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, infecções na pele ou mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, fadiga (cansaço inexplicável) e dores nas pernas por má circulação.

O tratamento correto do Diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em conseqüência do mau controle da glicemia. Afinal, como se sabe, o prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde.

A prevenção do Diabetes está no segredo da boa alimentação que consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade dos alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, o exercício físico tem um efeito ainda mais importante: o indivíduo capaz de incorporar a atividade física aos seus hábitos de maneira definitiva, encontra uma nova fórmula de vida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Revisão de 170 mil benefícios do INSS começa no mês de agosto
REGIÃO
Durante investigação, policiais encontram droga em casa abandonada
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil registra mais 1.320 mortes por Covid e se aproxima de 552 mil
Tia e sobrinho são presos tentando esconder maconha no telhado
CAMPO GRANDE
Tia e sobrinho são presos tentando esconder maconha no telhado
Caminhão é abandoando em rodovia com 20 mil pacotes de cigarros
POLÍCIA
Caminhão é abandoando em rodovia com 20 mil pacotes de cigarros
CAPITAL
Sobrinha identifica ciclista que morreu após atropelamento na BR-163
SELEÇÃO
Burger King abre 1.000 vagas de emprego em todo o país
DOURADOS
Jovens envolvidos em apreensão de arma e drogas são autuados em Dourados
CULTURA
Orlando Drummond, intérprete do seu Peru, morre no Rio aos 101 anos
POLÍCIA
Homem sofre mal súbito em agência bancária e é salvo pela polícia

Mais Lidas

DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
POLÍCIA
Adolescente de 13 anos morre após ser atropelado no Estela Porã; motorista fugiu
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
ESTRELA PORÃ
Homem que atropelou e matou adolescente de 13 anos é preso em Dourados