terça, 24 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SOLENIDADE

Ordem do Advogados do Brasil empossa nova diretoria em MS

22 janeiro 2022 - 15h40Por Redação com OAB-MS

A Ordem do Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizou na sexta-feira (21), a solenidade festiva de posse para o triênio 2022-2024, dos novos Diretores da OAB/MS, Caixa de Assistência (CAAMS) e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MS).


Tomaram posse à frente da OAB/MS o Presidente Bitto Pereira, Vice-Presidente Camila Bastos, Secretário-Geral Luiz Rene G. do Amaral, Secretária-Geral Adjunta Janine Antunes Delgado e Tesoureiro Fábio Nogueira Costa. Na Diretoria da CAAMS, o Presidente Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Vice-Presidente Marta do Carmo Taques, Secretário-Geral Euclydes José B. Junior, Secretária-Geral Adjunta Janaína Pouso Rodrigues e o Diretor Tesoureiro Roberto Santos Cunha. À frente da ESA/MS a Diretora-Geral Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Vice-Diretor João Paulo Sales Delmondes, Secretário-Geral Marcelo Radaelli Silva, Secretária-Geral Adjunta Nabiha Maksoud e Diretor-Tesoureiro Abner Jaques.

A mesa de autoridades foi composta pela Diretoria da OAB/MS, Presidente da CAAMS Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Diretora-Geral Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Conselheiro Federal Mansour Karmouche; Ary Raghiant Neto Secretário-Adjunto da OAB Nacional; José Carlos Rizk Filho, Presidente da OAB/ES; Rafael Lara Martins, Presidente da OAB/GO; Márcio Melo Nogueira, Presidente da OAB/RO; José Augusto Araújo de Noronha, Diretor-Tesoureiro da OAB Nacional; Desembargador Carlos Eduardo Contar, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS); Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça de MS; General Ex Fernando José Sant’ana Soares e Silva, Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO); Alexandre Avalo, Procurador-Geral do Município; Desembargador do TRT 24º Região André Luis Morais de Oliveira; Juiz Auxiliar Fernando Chemin Cury; Juiz Federal Ricardo Damasceno, Diretor do Foro da Justiça Federal – seção judiciária de Mato Grosso do Sul; Silvio Pettengill Neto, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal de MS; Reinaldo Azambuja, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul; Paulo Corrêa, Presidente da Assembleia Legislativa de MS; e o Delegado Fernando Araújo Campos, Superintendente em exercício da Polícia Federal em MS.

A cerimônia foi aberta pelo Secretário-Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant Neto, que deu posse ao Presidente Bitto, em seguida, o Presidente eleito deu posse aos demais membros da Diretoria 2021/2022, e para os Conselheiros Estaduais.

Presidente da OAB/MS na gestão 2019/2021, Mansour Karmouche fez seu discurso bastante emocionado, agradeceu todo apoio que recebeu durante a sua gestão e ressaltou que cada advogado e advogada constroem uma instituição mais forte. No final do seu discurso, desejou uma gestão exitosa a nova diretoria e agradeceu os anos à frente da OAB. “A batalha que travamos com valorosos advogados e advogadas para manter nossa instituição na proa dos acontecimentos, propondo transformações, estruturas na base, apoiando lutas históricas pelo aprofundamento da democracia, contra a corrupção e pela soberania do Estado democrático de Direito. A palavra que devemos continuar empregando no nosso dia a dia será ‘confiança’, pois a união e os esforços de todos nós levarão cada vez mais a superar as adversidades e criar mecanismos de prosperidade”. Concluiu afirmando que “um líder é aquele que ouve conselhos, pondera, avalia e toma decisões honradas; quem faz tudo sozinho é apenas autoritário e nada edifica de sólido”.

O Procurador-Geral de Justiça de MS, Alexandre Magno, sustentou que a OAB é sua Casa e que não pode existir uma gestão de uma única pessoa, e sim existe um grupo, um compromisso. “Mesmo com uma nova carreira, não se deve esquecer a origem e precisamos evoluir, aprender, acertar e errar”, disse o Procurador. “A OAB é um dos pilares da República e tem o dever de proteger a Constituição, com o papel de garantir a harmonia nacional”.

O Governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, relembrou as parcerias na gestão 2020/2021. “Em busca da construção de alcançar uma sociedade mais justa, como a fixação de piso salarial, a criação da lei que dá competência legal aos advogados para autenticar documentos, a integração da OAB/MS com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, tornando mais simples a emissão de CNPJ a todos os advogados; a criação do Programa Revoga MS, analisando inúmeros decretos em desuso ou superado por outras normas. Para alcançar tudo isso aprendemos que é preciso estimular o diálogo e a conciliação, criar políticas públicas inclusivas, geradoras de cidadania, facilitar o acesso à serviços essenciais, buscando sempre melhorar a vida das pessoas”.

Em seu discurso, o presidente empossado, Bitto Pereira, relembrou que em janeiro de 2001 foi eleito o primeiro Presidente da Jovem Advocacia, e desde então fez da OAB o seu segundo lar. Passados vinte anos, a advocacia sul-mato-grossense lhe confiou uma grande responsabilidade, de lutar por uma OAB cada vez mais presente. “A missão da OAB, da CAAMS e da ESA/MS é uma só: servir à sociedade. Essa missão exige uma dedicação absoluta, amor pelas nobres causas da Advocacia”.

O Presidente destacou três grandes pautas de sua gestão: “nacionalmente: lutar pelo voto direto para todos os cargos do sistema OAB; regionalmente: lutar pelas prerrogativas e honorários; foco no desenvolvimento de ações de inovação”.

Por fim, concluiu, aclamado pelos presentes, assegurando que essa gestão sempre será conjugada no plural, feita por todos e para todos. “Sem advocacia não há Justiça. Lutaremos pelas nossas prerrogativas, atendimento digno e honorários e com todas as nossas forças, mas sempre com serenidade e diálogo”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Grávida morta com tiro na cabeça morreu ao tentar proteger um irmão
CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça morreu ao tentar proteger um irmão

Lira tira deputado crítico de Bolsonaro, da vice-presidência da Câmara
CONGRESSO

Lira tira deputado crítico de Bolsonaro, da vice-presidência da Câmara

IVINHEMA

Mensagem sobre massacre viraliza entre alunos e causa pânico em escola

BRASIL

Governo anuncia corte no imposto de importação de arroz, feijão e carne

Após acidente, motociclista quase teve cabeça esmagada por ônibus

FUTEBOL

Procuradoria do STJD denuncia Cruzeiro e Grêmio por cantos homofóbicos

FRONTEIRA

Corpo encontrado no Paraguai é de jovem de Coronel Sapucaia

UEMS

Dourados sedia Congresso Nacional Estudos Linguísticos e Literários 

RIO BRILHANTE 

Homem que matou um e feriu outro é condenado a 25 anos de prisão

BOA SORTE

+Milionária: como apostar na nova loteria, que estreia no sábado

Mais Lidas

DOURADOS/ITAPORÃ

Ciclista morre atropelado na MS-156 e motorista foge

MS

Jovens escapam de sequestro após bandido acidentar carro

DOURADOS

Vítima de atropelamento na MS-156 tinha 21 anos e morava na Reserva Indígena  

REGIÃO

Mulher grávida morre após ser baleada em Caarapó