sexta, 17 de janeiro de 2025
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Opinião:Irmã Zandira e Zonir, duas guerreiras

03 fevereiro 2010 - 17h43

Amigo leitor, neste artigo, externo, publicamente, a minha admiração e reconhecimento a duas mulheres extraordinárias: Irmã Zandira Luvison e a professora Zonir Freitas Tetila por serem militantes tão aguerridas, em especial, do movimento de mulheres e do Partido dos Trabalhadores.
Ouso afirmar que as lutas, os avanços e conquistas alcançadas em Dourados e no Estado de Mato Grosso do Sul, notadamente, os relacionados ao movimento de mulheres, nos anos 90 e neste século, só foram possíveis, graças à participação, capacidade de liderança e de formulação, dentre tantas outras mulheres, destas duas valorosas companheiras. Mas não pensem que a luta delas se limita tão somente à questão feminina. Tiveram e continuam tendo participação ativa nos demais movimentos sociais e a na construção do Partido dos Trabalhadores.
Eis algumas das bandeiras de lutas e conquistas, lideradas por estas duas companheiras: a) implantação e colocação em funcionamento do Hospital da Mulher; b) implantação e colocação em funcionamento da Delegacia da Mulher; c) construção e colocação em funcionamento da Casa-Abrigo para mulheres vítimas de violência; d) realização nestas duas décadas de uma série de atividades (palestras, debates, atos públicos e de questões que afetam diretamente às mulheres – sexualidade, relacionamento conjugal, filhos, a mulher e o mercado de trabalho, política, igualdade de direitos para homens e mulheres, etc.); e) participação ativa na formulação de políticas públicas para a mulher rural; f) a criação, implantação e consolidação das coordenadorias da mulher nos governos de Mato Grosso do Sul (Zeca do PT) e do município de Dourados (Laerte Tetila); g) criação do núcleo de mulheres do Partido dos Trabalhadores de Dourados, um importante instrumento de combate aos companheiros machistas existentes no PT e de pressão para que estes sejam solidários, defendam e ajudem a dar sustentação às formulações do núcleo petista de mulheres do PT junto à sociedade.
A ação militante e combativa destas duas companheiras ultrapassa os limites territoriais de Dourados. Conseguiram estadualizar as suas idéias. Muitos municípios as procuraram e continuam a procurá-las para darem uma “mão” na construção, fortalecimento e consolidação do movimento de mulheres nos mesmos.
Sem dúvida, a projeção que o movimento de mulheres atingiu no Estado, teria sido impossível, não fora a tamanha dedicação de Zonir Tetila e Irmã Zandira. Vereadores, deputados, prefeitos de Mato Grosso do Sul, e até mesmo de outros estados brasileiros, as conhecem e sabem que são lideranças e referencias importantes para o êxito do movimento de mulheres em Mato Grosso do Sul.
Dourados e Mato Grosso do Sul estão na vanguarda de políticas públicas para as mulheres. Muito destes avanços a Irmã Zandira e Zonir contribuíram decisivamente para que se tornassem realidade, porque mesmo não tendo, em alguns momentos, propostas prontas, ambas, pela forma como abraçaram esta causa, moralmente e politicamente aos governos petistas, restava tão somente à priorização e a formulação de políticas públicas pelo Município de Dourados e do Estado de Mato Grosso visando o atendimento dos anseios das mulheres e da sociedade de maneira geral.
A seguir comentarei algumas características destas duas companheiras:
Irmã Zandira: muito determinada e disciplinada. Sempre encontra tempo para visitar não só as mulheres, mas também suas famílias, nos momentos de alegria e tristeza. Quando alguém adoece, Irmã Zandira é a primeira a se mostrar solidária e a exigir que os militantes visitem-no. Sobre a Irmã é oportuno dizer companheiros(as) negligentes e indisciplinadas(os) são duramente repreendidos(as) por ela. Puxa a orelha do(a) companheiro(a). E todos(as), contrariados(as) ou não, aceitam o enquadramento. Reconhecem que a Irmã tem autoridade moral para fazer isso. Não é de mandar recado e nem usa de sutilezas, vai direto ao assunto
Zonir Tetila: determinada, disciplinada, extremamente metódica; tem perfil de mulher executiva: dá ordens e distribui tarefas. Enquadra aquele(a) que sai da “linha” sem titubear. Suas intervenções no movimento de mulheres, no PT e outras entidades, são feitas de forma muito qualificada e com segurança. Defende suas idéias com muita convicção, valentia e altivez.
Amigo leitor, você já deve ter deduzido que as duas são de personalidades muito fortes, não recuam diante de resistências e eventuais adversidades. Consequentemente, ambas, permanentemente e de forma salutar, disputam tanto no PT quanto no movimento de mulheres, a liderança. O curioso é que esta polarização foi e é assimilada com muita naturalidade pelos petistas e o movimento de mulheres.
Pra estas duas mulheres e militantes históricas eu tiro o chapéu, convidando você leitor a fazer o mesmo. São companheiras com estas qualidades que necessitamos para a construção de uma sociedade superior, fraterna e solidária.

*Professor de Geografia da rede estadual de ensino
Mestre em ciência e tecnologia da educação
UNIVERSIDAD TÉCNICA DE COMERCIALIZACIÓN Y DESARROLLO (PY)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Envolvidos em esquema de corrupção são condenados a 31 anos pelo desvio de impostos
CAARAPÓ

Envolvidos em esquema de corrupção são condenados a 31 anos pelo desvio de impostos

Queixadas 'cercam' casa de idosos e polícia é acionada para capturar os animais
AQUIDAUANA

Queixadas 'cercam' casa de idosos e polícia é acionada para capturar os animais

Em livro, pesquisador do MS questiona o papel do jornalismo como mercadoria e ferramenta de guerra
CULTURA

Em livro, pesquisador do MS questiona o papel do jornalismo como mercadoria e ferramenta de guerra

Mãe e padastro são presos por estupro contra criança de 11 anos
CHAPADÃO DO SUL

Mãe e padastro são presos por estupro contra criança de 11 anos

Em MS, seis candidatos eleitos em 2024 são retirados da lista do Bolsa Família
BRASIL

Em MS, seis candidatos eleitos em 2024 são retirados da lista do Bolsa Família

EDITAL

Edital de citação - Monitória

POSSE DE TRUMP

Bolsonaro recorre e Moraes nega viagem ao EUA mais uma vez

ALINHAMENTO

Geraldo Resende se reúne com Marçal Filho e diz que trabalho por Dourados continua

TRÊS LAGOAS

Homem empresta carro por porção de droga, alega roubo e acaba autuado por denúncia falsa

BRASIL

Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro

Mais Lidas

LUTO

Professora Zélia Nolasco morre aos 56 anos

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

BOLÃO

Aposta feita em Dourados acerta cinco dezenas e leva mais de R$ 150 mil na Mega

SNOW

Operação do Gaeco mira traficantes de cocaína e cumpre mandados em Dourados