Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Opinião:Irmã Zandira e Zonir, duas guerreiras

03 fevereiro 2010 - 17h43

Amigo leitor, neste artigo, externo, publicamente, a minha admiração e reconhecimento a duas mulheres extraordinárias: Irmã Zandira Luvison e a professora Zonir Freitas Tetila por serem militantes tão aguerridas, em especial, do movimento de mulheres e do Partido dos Trabalhadores.
Ouso afirmar que as lutas, os avanços e conquistas alcançadas em Dourados e no Estado de Mato Grosso do Sul, notadamente, os relacionados ao movimento de mulheres, nos anos 90 e neste século, só foram possíveis, graças à participação, capacidade de liderança e de formulação, dentre tantas outras mulheres, destas duas valorosas companheiras. Mas não pensem que a luta delas se limita tão somente à questão feminina. Tiveram e continuam tendo participação ativa nos demais movimentos sociais e a na construção do Partido dos Trabalhadores.
Eis algumas das bandeiras de lutas e conquistas, lideradas por estas duas companheiras: a) implantação e colocação em funcionamento do Hospital da Mulher; b) implantação e colocação em funcionamento da Delegacia da Mulher; c) construção e colocação em funcionamento da Casa-Abrigo para mulheres vítimas de violência; d) realização nestas duas décadas de uma série de atividades (palestras, debates, atos públicos e de questões que afetam diretamente às mulheres – sexualidade, relacionamento conjugal, filhos, a mulher e o mercado de trabalho, política, igualdade de direitos para homens e mulheres, etc.); e) participação ativa na formulação de políticas públicas para a mulher rural; f) a criação, implantação e consolidação das coordenadorias da mulher nos governos de Mato Grosso do Sul (Zeca do PT) e do município de Dourados (Laerte Tetila); g) criação do núcleo de mulheres do Partido dos Trabalhadores de Dourados, um importante instrumento de combate aos companheiros machistas existentes no PT e de pressão para que estes sejam solidários, defendam e ajudem a dar sustentação às formulações do núcleo petista de mulheres do PT junto à sociedade.
A ação militante e combativa destas duas companheiras ultrapassa os limites territoriais de Dourados. Conseguiram estadualizar as suas idéias. Muitos municípios as procuraram e continuam a procurá-las para darem uma “mão” na construção, fortalecimento e consolidação do movimento de mulheres nos mesmos.
Sem dúvida, a projeção que o movimento de mulheres atingiu no Estado, teria sido impossível, não fora a tamanha dedicação de Zonir Tetila e Irmã Zandira. Vereadores, deputados, prefeitos de Mato Grosso do Sul, e até mesmo de outros estados brasileiros, as conhecem e sabem que são lideranças e referencias importantes para o êxito do movimento de mulheres em Mato Grosso do Sul.
Dourados e Mato Grosso do Sul estão na vanguarda de políticas públicas para as mulheres. Muito destes avanços a Irmã Zandira e Zonir contribuíram decisivamente para que se tornassem realidade, porque mesmo não tendo, em alguns momentos, propostas prontas, ambas, pela forma como abraçaram esta causa, moralmente e politicamente aos governos petistas, restava tão somente à priorização e a formulação de políticas públicas pelo Município de Dourados e do Estado de Mato Grosso visando o atendimento dos anseios das mulheres e da sociedade de maneira geral.
A seguir comentarei algumas características destas duas companheiras:
Irmã Zandira: muito determinada e disciplinada. Sempre encontra tempo para visitar não só as mulheres, mas também suas famílias, nos momentos de alegria e tristeza. Quando alguém adoece, Irmã Zandira é a primeira a se mostrar solidária e a exigir que os militantes visitem-no. Sobre a Irmã é oportuno dizer companheiros(as) negligentes e indisciplinadas(os) são duramente repreendidos(as) por ela. Puxa a orelha do(a) companheiro(a). E todos(as), contrariados(as) ou não, aceitam o enquadramento. Reconhecem que a Irmã tem autoridade moral para fazer isso. Não é de mandar recado e nem usa de sutilezas, vai direto ao assunto
Zonir Tetila: determinada, disciplinada, extremamente metódica; tem perfil de mulher executiva: dá ordens e distribui tarefas. Enquadra aquele(a) que sai da “linha” sem titubear. Suas intervenções no movimento de mulheres, no PT e outras entidades, são feitas de forma muito qualificada e com segurança. Defende suas idéias com muita convicção, valentia e altivez.
Amigo leitor, você já deve ter deduzido que as duas são de personalidades muito fortes, não recuam diante de resistências e eventuais adversidades. Consequentemente, ambas, permanentemente e de forma salutar, disputam tanto no PT quanto no movimento de mulheres, a liderança. O curioso é que esta polarização foi e é assimilada com muita naturalidade pelos petistas e o movimento de mulheres.
Pra estas duas mulheres e militantes históricas eu tiro o chapéu, convidando você leitor a fazer o mesmo. São companheiras com estas qualidades que necessitamos para a construção de uma sociedade superior, fraterna e solidária.

*Professor de Geografia da rede estadual de ensino
Mestre em ciência e tecnologia da educação
UNIVERSIDAD TÉCNICA DE COMERCIALIZACIÓN Y DESARROLLO (PY)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ARTIGO
Amor e harmonia na pandemia, o desafio!
PANDEMIA
Onze dias após 'bater' mil casos de coronavírus, MS deve dobrar número
CONTRABANDO
Veículo abarrotado de cigarros é apreendido em barreira policial
OPERAÇÃO TNT
Investigação teve início após PRF desconfiar de valores superfaturados de máscaras
DOURADOS
Após apelo de Reinaldo, Geraldo Resende permanece no governo
DOUTORADO
Prêmio Capes de Tese registra recorde de inscrições
BELEZA & ESTÉTICA
Cabelos brancos? Aplique azeite e acabe com os fios grisalhos
CRIME ORGANIZADO
Novo comandante do DOF defende aparatos tecnológicos para enfrentar o tráfico
SAÚDE
Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção
JUSTIÇA
TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados