segunda, 09 de março de 2026
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

ONG inglesa financia compra de área no Pantanal

26 janeiro 2007 - 16h10

Parece que a coisa está virando moda. Em março do ano passado, esta Pesca & Companhia acompanhou a polêmica compra de uma porção da Amazônia pelo milionário sueco Johan Eliasch, que disse que gastou US$ 8 milhões para, simplesmente, preservar a área, maior que a cidade de Londres.

Os ultranacionalistas disseram que a iniciativa seria o exemplo máximo do chamado "colonialismo verde", uma forma de estrangeiros invadirem o território brasileiro via compensação ambiental. Mas também houve quem aplaudisse a atitude, aplicando-a como exemplo às autoridades e grandes empresários tupiniquins.

Desta vez, pelo menos, a polêmica migrou - e tem tudo para ser muito menor, dado o caráter das partes envolvidas e suas explicações. A ONG inglesa World Land Trust financiou, com doações de colaboradores, a compra de uma área de 3,6 mil hectares na porção paraguaia do Pantanal.

O investimento foi feito em parceria com a associação local de proteção Guyra, que será a responsável pelo monitoramento da área - até então uma terra devoluta, pertencente ao Governo Federal.

"A World Land Trust não comprou a área e não tem qualquer direitos de propriedade sobre ela. Nós simplesmente repassamos parte dos custos necessários para a compra", explicou John Burton, dirigente da ONG, em entrevista exclusiva concedida por e-mail à Pesca & Companhia.

Ele explicou que o Governo paraguaio deu todo o apoio à iniciativa e que somente por isso a entidade decidiu entrar na sociedade. "Este é um modelo que a WLT já usou em diversos países; sempre com o apoio de comunidades locais e o envolvimento do Governo", disse. "Nossa abordagem é sempre trabalhar em parceria, com ONGs locais sendo donas e administradoras e a WLT tendo apenas o papel de financiador primário".

A ONG tem projetos semelhantes em diversos países, inclusive no Brasil - na reserva Régua, na região serrana do Rio de Janeiro, onde patrocinou a reintrodução do mutum-do-Sudeste, um pássaro que havia sido extinto. Somente na Grã-Bretanha a WLT atua também como administradora de áreas de proteção.

Nossa reportagem tentou, por quatro vezes nesta semana, entrar em contato com a direção da Guyra para obter esclarecimentos de como a compra foi feita e que medidas estão previstas para garantir a preservação da área. Não obtivemos qualquer resposta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suspeito de produzir cenas de pedofilia e de abusar de criança é preso
TRÊS LAGOAS

Suspeito de produzir cenas de pedofilia e de abusar de criança é preso

João Fonseca avança para oitavas do Masters 1000 de Indian Wells
ESPORTE

João Fonseca avança para oitavas do Masters 1000 de Indian Wells

Contrabandista fura bloqueio, foge em alta velocidade e abandona SUV na MS-465
POLÍCIA

Contrabandista fura bloqueio, foge em alta velocidade e abandona SUV na MS-465

CNU: prazo para candidato confirmar interesse em vaga termina hoje
BRASIL

CNU: prazo para candidato confirmar interesse em vaga termina hoje

Motorista atinge veículo estacionado no Centro e foge em seguida; veja vídeo
DOURADOS

Motorista atinge veículo estacionado no Centro e foge em seguida; veja vídeo

ECONOMIA

Estimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveis

MÚSICA

Vokalika lança single "Chuveiro" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher; assista ao clipe

POLÍCIA

Passageiro de ônibus é preso com revólver na MS-164

DOURADOS

Licitação é aberta e Terminal Rodoviário passará por reforma parcial do prédio

NORTE DE MS

Procedimento vai acompanhar controle populacional de cães e gatos

Mais Lidas

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal