Na próxima terça-feira, 265.092 alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul participarão da primeira fase da 2ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em todo o Estado, 92% das escolas municipais e estaduais de todos os municípios se inscreveram para a competição, que é realizada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Brasil, mais de 14 milhões de alunos participam.De acordo com o site da Obmep, a olimpíada tem o objetivo de motivar o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. As provas da primeira fase são elaboradas pela coordenadoria da Obmep e serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Serão selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, que farão a segunda fase da competição no dia 18 de novembro, com a aplicação e a correção das provas feitas por fiscais da olimpíada.Os alunos serão divididos por três níveis de avaliação: o nível um reunirá alunos de 5ª e 6ª séries; o nível dois, de 7ª e 8ª séries; e o nível três avaliará estudantes do ensino médio. Na primeira edição da olimpíada, cinco alunos da rede pública de Mato Grosso do Sul ganharam medalhas de ouro. Os alunos Rafael Rocha da Silva, da Escola Estadual Rui Barbosa de Campo Grande, Iago de Souza e Silva e Matheus A. R. N. da Silva, do Colégio Militar de Campo Grande, foram premiados pelo nível um. Pelo nível dois, o aluno Alessandro Andrioni Silva, do Colégio Militar de Campo Grande, foi o vencedor. Já o nível três premiou com medalha de ouro o aluno Willian Diego Oliveira, da Escola Estadual Guimarães Rosa, da cidade de Sete Quedas.Premiação - A Obmep premiará com 300 medalhas de ouro os alunos selecionados pela segunda fase com os melhores resultados no País nos três níveis. Também serão concedidas 405 medalhas de prata e 405 medalhas de bronze, sendo que 15 medalhas serão entregues para os cinco melhores de cada nível do Estado. Além disso, serão concedidas aos alunos premiados 2.001 bolsas de Iniciação Cientifica Jr., do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).Além dos alunos, as escolas e os municípios também ganham prêmios. As unidades de ensino de cada estado e do Distrito Federal que alcançarem os melhores resultados entre seus alunos, receberão um notebook com datashow e livros para composição de uma biblioteca básica de matemática. Os 50 municípios selecionados receberão troféus, e serão premiados em função da pontuação das suas respectivas escolas e alunos. Outras informações sobre a premiação e as provas podem ser obtidas no site da Obmep www.obmep.org.br.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Legislativo apresenta propostas para saúde, infraestrutura e agricultura em Rio Brilhante

Governo de MS debate agronegócio, inovação e logística em reunião com delegação da Nova Zelândia

Após 13 anos foragido, acusado de feminicídio brutal em SP é capturado na fronteira

Comissão aprova obrigatoriedade de brinquedotecas em delegacias da mulher e fóruns

Curso de Ciências Biológicas da Unigran EaD tem reconhecimento renovado pelo MEC

Liandra solicita retomada da Casa-Abrigo para mulheres vítimas de violência

Dourados permanece sob alertas de tempestade até sexta-feira

Igreja tem portas arrombadas e é alvo de furto no Jardim Novo Horizonte

Em solenidade de troca de comando do 3º BPM, Marçal destaca avanço histórico na segurança

Crédito rural movimenta R$ 433 bilhões na agricultura empresarial entre julho de 2025 e maio de 2026
Mais Lidas

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

Festa Junina vira palco de cultura, gastronomia e diversão

Ex-gerente de banco se torna réu em MS, após ser acusado de desviar R$ 2,3 milhões
