O programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 registrou mais de 5.300 projetos inscritos no período de 15 de outubro a 30 de novembro. Esta foi a primeira edição do programa com abrangência nacional, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de propostas. As regiões Sul, Centro-Oeste e os estados de Tocantins, Roraima e Acre, na região Norte, área da antiga Brasil Telecom, contempladas pelo programa da Oi pela primeira vez, responderam por mais de 20% das inscrições.
O resultado do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados será divulgado em fevereiro de 2010, após avaliação dos projetos por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais. Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa.
Em 2009, a Oi investiu cerca de 30 milhões na cultura brasileira, por meio de leis de incentivo estaduais e municipais. Apoiado em conceitos como "acesso" e "inovação", o programa Oi de patrocínios culturais incentivados investe em iniciativas que valorizem talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas platéias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.
Integração
A Oi Futuro está presente em várias cidades e tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal à promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, Nave, Oi Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
O Oi Futuro apoia ainda projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, a Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na nova Lei.