quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

'O mundo precisa de mais liberdade', diz Lula

14 março 2011 - 13h04

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo precisa de mais "liberdade" e "democracia" ao falar sobre a crise árabe. Ele participou neste domingo (13) do fórum "O mundo árabe em transição: o futuro chegou?", promovido pela rede de TV Al Jazeera, em Doha, no Qatar. A transcrição do discurso, em inglês, foi disponibilizada pelo site da Al Jazeera.


Em sua 1ª palestra, Lula diz que foi 'achincalhado' ao falar da 'marolinha' Lula volta à África para lançar obra de ferrovia "Eu gostaria de dizer a todos vocês que o que está acontecendo agora no Oriente Médio é algo mais fácil de compreender se entendermos que o mundo precisa de mais democracia. O mundo precisa de mais liberdade. E o mundo precisa de mais igualdade", disse o ex-presidente em seu discurso.

A onda de protestos em países no Oriente Médio e no norte da África causou a queda dos presidentes da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, e do Egito, Hosni Mubarak. Os protestos se espalham também por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Sudão e Omã. A situação mais grave ocorre na Líbia, onde há enfrentamento entre as forças militares leais ao ditador Muammar Kadhafi e rebeldes.

No discurso, Lula criticou os governantes que permanecem indefinidamente no poder e comparou a crise árabe com o fim da ditadura militar no Brasil. "Uma fruta, por mais gostosa que seja, quando fica no pé e você não a colhe no tempo certo, apodrece e cai. O mesmo acontece com os governantes. Na medida em que vai passando o tempo, na medida em que a juventude começa a perder a esperança, acontece o que está acontecendo", disse. "E, possivelmente, este talvez tenha sido o fator determinante para que ao mesmo tempo, muitas pessoas decidiram gritar e ficar de pé, e isso aconteceu no Brasil na década de 1980", concluiu.

Lula relatou sua trajetória política e disse ter sido contra a proposta de mudar a Constituição para poder disputar um terceiro mandato. "Quando um líder acha que ele é indispensável, ou que ele não pode ser substituído, então começamos a ver o nascimento de um ditador, ou o nascimento de uma ditadura". Segundo ele, "mudança no poder é necessária para que possamos garantir o fortalecimento da democracia".

O ex-presidente prestou "solidariedade a todos aqueles que, no Oriente Médio e em qualquer parte do mundo, lutam pela liberdade, pela democracia e por justiça social".

Economia

O ex-presidente não tratou apenas da crise árabe. Ele também criticou o liberalismo econômico e disse que as medidas tomadas durante seu governo fizeram com que o Brasil fosse o último país a entrar na crise financeira de 2008 e o primeiro a deixar de sofrer seus efeitos. Ele citou ainda os programas sociais implementados durante sua gestão.

No discurso, Lula também defendeu o multilaterialismo e a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. "Da mesma forma que um país não pode ser propriedade de um ou outro governante, o mundo não pode ser propriedade de um ou outro país. Hoje, os organismos multilaterais precisam de uma reforma democrática para que possam dar uma voz e uma chance para todos".

Deixe seu Comentário

Leia Também

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 
DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira
COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta