segunda, 13 de janeiro de 2025
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

O idioma guarani

17 janeiro 2010 - 12h00

O inglês é o idioma que se adota convencionalmente e instrumentaliza a possibilidade de comunicação entre povos distintos em qualquer rincão do mundo. Sua hegemonia também se expressa na informática, cuja linguagem é majoritariamente inglesa.

O chinês e o japonês são dois idiomas em ascensão. Noutros tempos, o alemão e o francês eram a primeira escolha no Brasil depois da obrigatoriedade do português. Hoje, o espanhol ganha espaço. Nenhum destes idiomas, porém, é genuinamente americano.

A língua é um instrumento de expressão, poder e resistência. Através dela, sobretudo nos países da América Latina, chegaram-nos ameaças, ideias, religiões, valores e a busca insaciável de comércio.

Héctor Lacognata, um parlamentar paraguaio, propôs que o guarani se convertesse numa das línguas oficiais e de trabalho do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), cujo projeto de integração a maioria dos cidadãos pertencentes ao bloco ainda não sabe o que é nem para que serve.
O ponto de partida de meu argumento é que o guarani é falado por pouco mais de dez milhões de pessoas de regiões do Paraguai, Argentina, Bolívia e Brasil. O guarani e o espanhol são as duas línguas oficiais do Paraguai, enquanto a primeira o é desde 1992.

O guarani é falado por mais de 90% dos paraguaios, 27% deles só falam este idioma, e é oficial também na província argentina de Corrientes. Em algumas regiões paraguaias, o guarani é mais relevante que o espanhol.

Além de rebater as críticas que se fazem às assimetrias do MERCOSUL ou à pequenez do Paraguai diante da gigantez econômica do Brasil, a oficialização do guarani no bloco atenderia a parte das reivindicações indígenas da dívida histórica que se tem com estes povos.

O guarani é um idioma de origem ameríndia e considerado o primeiro da categoria a conquistar a posição de oficial na América. Em caso de não ter este reconhecimento, é maior o risco de extinção de um idioma.

Por ser uma língua de existência prévia à vinda de Colombo à América e em respeito às raízes indígenas como uma das vertentes de nossa formação, reconheceu-se finalmente o guarani como um dos idiomas oficiais do MERCOSUL.

Este avanço teve lugar na 37ª cúpula de presidentes do bloco em Assunção, Paraguai, nos dias 23 e 24 de julho de 2009. Vitória não só dos indígenas da região, mas também daqueles que lutam pela preservação das nossas identidades.

É preferível aprender um idioma nosso, que fosse autenticamente latino-americano, a intercambiar expressões e ideias com roupagem alheia. A União Europeia contém dezenas de idiomas oficiais até de regiões cuja população não passa de um milhão de habitantes.

Por que aqui não se dá a atenção devida ao guarani, já que os outros idiomas nativos foram caducando? A América Latina tem a oportunidade de dar exemplos ao mundo.

Esta atenção concedida ao idioma guarani não significa um incentivo ao abandono gradual do português e do espanhol nos países do MERCOSUL senão uma maneira de dar voz a uma de nossas raízes, que é a indígena, e valorizar o que é daqui sem qualquer sentimento de atraso e culpa.

Os países ditos “desenvolvidos”, ao contrário do que lega a história, terão que aprender o guarani e respeitar o espaço cultural latino-americano.
 
*
Mestre em Estudos Latino-americanos

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI

Policial com mandado de prisão em aberto é executado por pistoleiros

PEDIDO DO STF

Bolsonaro diz que e-mail já é convite formal para posse de Trump

AMAMBAI 

Homem é encontrado morto em área de vegetação na fronteira

SAÚDE

Preso na Capital, Chiquinho Brazão pede ambulância para cateterismo

NOVA LIMA

Homem envolvido em latrocínio de policial militar é morto a tiro

BRASIL

Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha fina, diz Receita

COXIM

Trabalhador rural que morreu esmagado por trator tinha 62 anos

OPORTUNIDADE

Novo leilão da Receita tem de PlayStation 5 por R$ 100 e até diamante

DEODÁPOLIS

Homem ferido em conveniência é socorrido, mas morre em hospital

ANTÔNIO JOÃO

Prefeitura abre processo seletivo com salários de até R$ 10 mil

Mais Lidas

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DOURADOS

Jovem morre em acidente após ser atingido por carro; motorista foge do local

POLÍCIA

Mulher é vítima de assalto e sequestro após sair de casa noturna em Dourados