terça, 21 de janeiro de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

O Foro privilegiado e seus resultados

21 dezembro 2009 - 13h09

Denúncias sobre os popularmente chamados 'mensalões', ora do PT, ora do DEM, envolvendo PMDB, PSDB e outros, têm se tornado comuns no noticiário brasileiro.

Apadrinhamentos políticos, nomeações secretas, outras nem tanto, venda de jogo do bicho dentro da própria Assembléia Legislativa, corrupção e tantos outros crimes têm ocorrido com muita frequência, ora no meio político, ora abrangendo outras esferas dos poderes constituídos.

Diante desses fatos, me questiono sobre o Foro Privilegiado dessa categoria, que deveria ser de funcionários públicos. Entretanto, Deputados, Senadores, Ministros e o Presidente da República só podem ser investigados e julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os Governadores, como o de Brasília, só são analisados e julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A falta de costume e estrutura desses Tribunais para promoverem as instruções processuais e a produção de provas, na prática, faz com que os processos se arrastem por anos e anos e acabem prescrevendo no aspecto criminal. Esse é o motivo pelo qual muitos indiciados se candidatam a qualquer desses cargos para terem esse direito.

Se o referido Foro foi criado para, sem criminalizar, permitir a livre expressão de pensamentos, opiniões e ideologias dos parlamentares e membros dos Poderes Executivo e Judiciário, protegendo os cargos exercidos e não as pessoas que os exercem, com certeza não foi criado para protegê-los da prática de crimes comuns, como o de trânsito ocorrido recentemente com um parlamentar do estado do Paraná, corrupção, roubos, assaltos ou qualquer outro tipo de crime.

Após sete anos de governo e todo o escândalo que está ocorrendo no governo do Distrito Federal, o Presidente Lula diz que enviará ao Congresso um projeto de lei que pretende transformar a corrupção em crime hediondo.
 
Porém, hediondos foram os crimes praticados por partidários do presidente, como José Dirceu, José Genoíno, Luiz Gushiken, Silvinho do PT, Delúbio Soares, Marcos Valério e tantos outros no chamado mensalão do PT, quando também houve dinheiro na cueca, falsificação de documentos, e ninguém falou em alterar as penas, tanto que todos continuam em liberdade, o que seria inacreditável em qualquer outro país sério do mundo.

O que precisamos, senhor presidente, é fazer com que paguem não só com a perda da liberdade, mas também dos recursos obtidos com as falcatruas, sejam de que tipo forem, pois casos famosos como o do juiz Lalau e de tantos outros que foram flagrados superfaturando obras públicas, saqueando o INSS,etc., continuam sem a devolução dos bens auferidos com o assalto aos cofres públicos.

Não existirá a alteração desse quadro enquanto não houver a penalização real do infrator.


 
João Bosco Leal
Produtor Rural
www.joaoboscoleal.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

DÍVIDAS

Credenciadas começam a atuar na recuperação extrajudicial de veículos no Estado

"Golpe do alvará": e-mails falsos são enviados para lesar contribuintes em Dourados
ALERTA

"Golpe do alvará": e-mails falsos são enviados para lesar contribuintes em Dourados

Dourados segue em alerta de chuvas intensas até quarta-feira
CLIMA

Dourados segue em alerta de chuvas intensas até quarta-feira

Foragido da Justiça é preso e veículo furtado recuperado
POLÍCIA

Foragido da Justiça é preso e veículo furtado recuperado

Brasil e Singapura assinam acordo de regionalização para comércio de carne suína
ACORDO

Brasil e Singapura assinam acordo de regionalização para comércio de carne suína

PREMIAÇÃO

Abertas as inscrições para o "Prêmio de Turismo Responsável", da WTM Latin America 2025

SAÚDE

OMS espera que Trump reconsidere saída dos EUA da entidade

ROTA BIOCEÂNICA

Brasil, Argentina, Chile e Paraguai se reúnem em MS para discutir integração e desenvolvimento

SÃO PAULO

Justiça valida decreto que proíbe serviço de mototáxi por aplicativo

COMBATE

MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais

Mais Lidas

VIOLÊNCIA

Técnica de enfermagem fratura costela ao ser agredida por paciente na UPA de Dourados

LUTO NA MÚSICA

Morre aos 33 anos Rodolfo Fávero, 'a voz bruta do sertanejo'

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MAIS UMA VÍTIMA

Morador de Dourados tem prejuízo de quase R$ 15 mil após cair em golpe por mensagens