Cerca de 250 atletas participaram, sábado, no complexo esportivo do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da Unigran, dos II Jogos da Integração Indígena. Durante o dia inteiro foram realizados jogos de futebol suíço e vôlei de areia e as disputas do cabo-de-guerra, salto em distância, arremesso de lança e de arco e flecha. Equipes das aldeias Jaguapiru e Bororó, de Dourados, da Panambizinho, do distrito de Panambi e Lagoa Rica, do município de Douradina, mobilizaram-se nessa confraternização.
Os jogos foram coordenados pelos professores de Educação Física da Escola Municipal “Tengatuí Marangatu” da aldeia Jaguapiru, Josias Marques e Odaléia Reginaldo e os acadêmicos do curso de Educação Física da Unigran, Laucídio Flores e Luciane Regina Pereira, com o apoio do desportista Isabelino Alves Rodrigues, o “seo” Belo, da aldeia Bororó.
A professora arquiteta Ana Cristina Yamashita, presidente da OSCIP “Amigo do Índio”, lembrou, durante o evento, que a participação de empresas, entidades e instituições oficiais nas atividades desenvolvidas no NAM têm sido imprescindíveis. “O trabalho que é feito aqui tem como objetivo fundamental o resgate da cidadania do índio, ao mesmo tempo em que ele procura conviver com as desigualdades e a aclimatação ao cotidiano que forma o entorno da Reserva Indígena”, disse ela, reiterando os agradecimentos aos parceiros de 2003.