sábado, 06 de junho de 2026
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Novos servidores da cultura iniciam seminário amanhã

06 agosto 2006 - 08h29

O Teatro Aracy Balabanian em Campo Grande, vai sediar entre os dias 7 e 10 de agosto um ciclo de palestras e debates sobre a Gestão Pública da Cultura. O “Seminário da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”, além de servir como acolhida aos novos funcionários da instituição, será um momento de reflexão sobre temas ligados à cultura e arte sul-mato-grossense e de apresentação da estrutura administrativa do órgão, unidades e projetos continuados. Participam do evento cerca de 150 servidores da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Secretaria de Cultura (SEC), sendo a maioria destes, recém-contratados por meio de concurso público. Na abertura do Seminário, às 7h30 do dia 7 de agosto, também estão previstas as presenças do Governador Zeca do PT, do Secretário de Cultura, Silvio Nucci, do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Pedro Ortale, do diretor-presidente da TVE Regional, Bosco Martins e um representante do Conselho Estadual de Cultura.As atividades durante os quatro dias de Seminário vão começar às 7h30, prolongando-se até 12 horas. Serão realizadas doze palestras, ministradas por gestores públicos da área de cultura estadual e nacional, além de artistas, intelectuais e personalidades da área. “A idéia é repassar aos novos funcionários um pouco da nossa experiência e discutir temas ligados ao exercício de suas atividades, pois serão eles os agentes à frente dos futuros projetos culturais do Estado”, explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Pedro Ortale.Entre os temas que serão abordados estão a “Ação cultural e identidade”, “Ações, projetos e programas de difusão cultural”, “Patrimônio cultural e memória em Mato Grosso do Sul”, “Procedimentos administrativos e financeiros para a ação cultural”, “Gestão e políticas públicas de cultura em Mato Grosso do Sul”, “Literatura, música e teatro sul-mato-grossense”, “A dança em Mato Grosso do Sul”, “A Relação entre Poderes Legislativo e Executivo e sociedade civil na construção do Plano Nacional de Cultura”, “Artes plásticas em Mato Grosso do Sul”, “Democracia e república na prática do fomento à arte”, “Políticas públicas para as culturas populares” e “Perspectivas para os cinemas brasileiro e sul-mato-grossense”. Concurso público - A contratação de mais funcionários para as instituições estaduais ligadas à cultura era uma antiga reivindicação do setor. “O último concurso público foi realizado há doze anos e dessa época pra cá, as estruturas aumentaram. Hoje temos o Museu de Arte Contemporânea, os Parques Jacques da Luz e Ayrton Senna, a Concha Acústica e o Museu de Porto Murtinho, além de uma demanda maior de atividades no Centro Cultural, no MIS, na Casa do Artesão e em outras unidades. Fizemos uma solicitação ao governador Zeca do PT, que foi sensível ao problema e autorizou a chamada de novos funcionários”, lembra Pedro Ortale.No ano de 2005 o Governo do Estado autorizou a realização de concurso público para a ampliação do número de servidores efetivos, juntamente com a implantação um plano de cargos e carreiras, instituindo funções e prevendo especificidades da área cultural, até então inexistentes dentro do poder público estadual. Em fevereiro de 2006 foram realizadas as provas para a contratação de 400 novos funcionários com as mais diversas qualificações, como Música, Teatro, Artes Visuais, Fotografia, Cinema, História, Psicologia, Serviço Social, Comunicação Social, Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, dentre outras.Até o momento já foram chamadas aproximadamente 100 pessoas, todas aprovadas no concurso. Elas foram lotadas na sede e nas unidades da Fundação de Cultura em Campo Grande, Corumbá, Porto Murtinho e Três Lagoas. Ainda serão chamados os aprovados que vão atuar nas futuras instalações em Bela Vista, Dourados, Miranda e Ponta Porã.Para Ortale, a classe artística sul-mato-grossense obteve muitas conquistas nos últimos anos. “Temos novos espaços para as manifestações culturais; o FIC, que é um mecanismo democrático de financiamento à cultura, exemplo no país; uma série de projetos e ações de sucesso; a contratação de novos funcionários e dentro de dois meses vamos entregar o Memorial da Cultura. Sem dúvida, o reaparelhamento do setor cultural em nosso Estado será um dos maiores legados que a administração do governador Zeca do PT vai deixar para a população”, avalia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho
POLÍCIA

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
INTERNACIONAL

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro
CINCO ANOS

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho
ELEIÇÃO

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados
CORUMBÁ

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados

EDUCAÇÃO

UEMS abre inscrições para o XII ENEPEX e a IV Mostra de Programas

MARACAJU

Contrabando avaliado em R$ 320 mil é apreendido na MS-166

TRÂNSITO

Investimentos em engenharia do Detran/MS buscam salvar vidas

CAMPO GRANDE

Alunos policiais capturam foragido durante curso de formação

MS executa R$ 7,1 milhões do PAA e supera meta estabelecida

Mais Lidas

TRÂNSITO

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

DOURADOS

Idosa cai em golpe por aplicativo e tem conta bancária usada para empréstimos e transações

CULTURA

47ª Festa Junina de Dourados começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções

CENTRO DE CONVENÇÕES

Prefeitura abre hoje a 47ª Festa Junina de Dourados com cultura, música e gastronomia