O Teatro Aracy Balabanian em Campo Grande, vai sediar entre os dias 7 e 10 de agosto um ciclo de palestras e debates sobre a Gestão Pública da Cultura. O “Seminário da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”, além de servir como acolhida aos novos funcionários da instituição, será um momento de reflexão sobre temas ligados à cultura e arte sul-mato-grossense e de apresentação da estrutura administrativa do órgão, unidades e projetos continuados. Participam do evento cerca de 150 servidores da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Secretaria de Cultura (SEC), sendo a maioria destes, recém-contratados por meio de concurso público. Na abertura do Seminário, às 7h30 do dia 7 de agosto, também estão previstas as presenças do Governador Zeca do PT, do Secretário de Cultura, Silvio Nucci, do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Pedro Ortale, do diretor-presidente da TVE Regional, Bosco Martins e um representante do Conselho Estadual de Cultura.As atividades durante os quatro dias de Seminário vão começar às 7h30, prolongando-se até 12 horas. Serão realizadas doze palestras, ministradas por gestores públicos da área de cultura estadual e nacional, além de artistas, intelectuais e personalidades da área. “A idéia é repassar aos novos funcionários um pouco da nossa experiência e discutir temas ligados ao exercício de suas atividades, pois serão eles os agentes à frente dos futuros projetos culturais do Estado”, explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Pedro Ortale.Entre os temas que serão abordados estão a “Ação cultural e identidade”, “Ações, projetos e programas de difusão cultural”, “Patrimônio cultural e memória em Mato Grosso do Sul”, “Procedimentos administrativos e financeiros para a ação cultural”, “Gestão e políticas públicas de cultura em Mato Grosso do Sul”, “Literatura, música e teatro sul-mato-grossense”, “A dança em Mato Grosso do Sul”, “A Relação entre Poderes Legislativo e Executivo e sociedade civil na construção do Plano Nacional de Cultura”, “Artes plásticas em Mato Grosso do Sul”, “Democracia e república na prática do fomento à arte”, “Políticas públicas para as culturas populares” e “Perspectivas para os cinemas brasileiro e sul-mato-grossense”. Concurso público - A contratação de mais funcionários para as instituições estaduais ligadas à cultura era uma antiga reivindicação do setor. “O último concurso público foi realizado há doze anos e dessa época pra cá, as estruturas aumentaram. Hoje temos o Museu de Arte Contemporânea, os Parques Jacques da Luz e Ayrton Senna, a Concha Acústica e o Museu de Porto Murtinho, além de uma demanda maior de atividades no Centro Cultural, no MIS, na Casa do Artesão e em outras unidades. Fizemos uma solicitação ao governador Zeca do PT, que foi sensível ao problema e autorizou a chamada de novos funcionários”, lembra Pedro Ortale.No ano de 2005 o Governo do Estado autorizou a realização de concurso público para a ampliação do número de servidores efetivos, juntamente com a implantação um plano de cargos e carreiras, instituindo funções e prevendo especificidades da área cultural, até então inexistentes dentro do poder público estadual. Em fevereiro de 2006 foram realizadas as provas para a contratação de 400 novos funcionários com as mais diversas qualificações, como Música, Teatro, Artes Visuais, Fotografia, Cinema, História, Psicologia, Serviço Social, Comunicação Social, Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, dentre outras.Até o momento já foram chamadas aproximadamente 100 pessoas, todas aprovadas no concurso. Elas foram lotadas na sede e nas unidades da Fundação de Cultura em Campo Grande, Corumbá, Porto Murtinho e Três Lagoas. Ainda serão chamados os aprovados que vão atuar nas futuras instalações em Bela Vista, Dourados, Miranda e Ponta Porã.Para Ortale, a classe artística sul-mato-grossense obteve muitas conquistas nos últimos anos. “Temos novos espaços para as manifestações culturais; o FIC, que é um mecanismo democrático de financiamento à cultura, exemplo no país; uma série de projetos e ações de sucesso; a contratação de novos funcionários e dentro de dois meses vamos entregar o Memorial da Cultura. Sem dúvida, o reaparelhamento do setor cultural em nosso Estado será um dos maiores legados que a administração do governador Zeca do PT vai deixar para a população”, avalia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados

UEMS abre inscrições para o XII ENEPEX e a IV Mostra de Programas

Contrabando avaliado em R$ 320 mil é apreendido na MS-166

Investimentos em engenharia do Detran/MS buscam salvar vidas

Alunos policiais capturam foragido durante curso de formação

MS executa R$ 7,1 milhões do PAA e supera meta estabelecida
Mais Lidas

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

Idosa cai em golpe por aplicativo e tem conta bancária usada para empréstimos e transações

47ª Festa Junina de Dourados começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções
