Em setenta e duas horas a ferrovia da Novoeste que faz a ligação entre Corumbá e Campo Grande registrou dois descarrilamentos, seguidos por tombamento de vagões carregados com minérios de ferro, que seguiam para a Capital. O caso mais recente aconteceu por volta de 07h45 de ontem, dia 26 de dezembro, no quilômetro 1214, na estação Agente Inocêncio, a primeira após a ponte de Porto Esperança, no sentido de saída de Corumbá. Cinco vagões descarrilaram e outros três tombaram no trecho. A composição fazia parte do trem de prefixo Z-90. Já na madrugada do último dia 23, entre as estações de Antônio Maria Coelho e Urucum, na altura do quilômetro 1266, Outras cinco gôndolas tombaram e impediram o tráfego de novas composições até o meio da tarde da quarta-feira, 24 de dezembro. Após a liberação da via férrea, os vagões foram deixados ao lado da linha. Vistoria de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Corumbá mostrou que, na região do Urucum, com as chuvas que vem caindo no município, muitos dormentes, fabricados em madeira estão em adianto estado de apodrecimento. “A água deixa a madeira fofa, que vai se deteriorando”, destacou o coordenador sindical Anísio Guilherme da Fonseca. Na avaliação do Sindicato é preciso que haja, além de pessoal para manutenção intensiva da malha férrea, a empresa responsável pelo trecho possua peças para reposição.